Uma Lady Macbeth social

Para quem desconhece a história de LADY MACBETH, o olhar inquieto de Katherine (Florence Pugh), já na primeiríssima tomada, é insuficiente para anunciar do que a moça será capaz a fim de se vingar das imposições de um casamento forçado. Na clássica novela de Nikolai Leskov, Lady Macbeth de Mtensk (1865), a protagonista segue os passos de Madame Bovary, publicado oito anos antes, apaixonando-se perdidamente por um empregado do marido (Cosmo Jarvis). Mas, ao contrário da heroína de Flaubert e a exemplo da Lady Macbeth de Shakespeare, a moça não hesita em sujar as mãos de sangue para conseguir seu intento.

O roteiro dessa adaptação, escrito por Alice Birch, transfere a ação da Rússia para o interior da Inglaterra e faz alterações significativas em vista do original. Elimina ingredientes simbólicos ou fantásticos (como os sonhos de Katarina com gatos e os temores do empregado pelos fantasmas das vítimas) e interrompe a trama muito antes do desfecho. Com isso, abre espaço para uma releitura eminentemente social. O comentário sobre a opressão das classes e de gênero prevalece sobre as rusgas de ciúme entre os amantes, que dominam a segunda parte do texto de Leskov. Se uma abordagem feminista, insinuada no início, sai prejudicada pela natureza das ações de Katherine, o foco se concentra no desprezo, na diferença abissal e no entendimento impossível entre patrões e empregados. Como, aliás, seria explorado em 1888 na peça Senhorita Júlia, de Strindberg.

A produção tem a limpeza e a sobriedade típicas da BBC. A direção de William Oldroyd privilegia o suspense, fazendo de LADY MACBETH um thriller de espartilho, um serial killer de época.

Um comentário sobre “Uma Lady Macbeth social

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s