De vez em quando explodem as queixas de que o bonequinho de O Globo ou as estrelinhas deste ou daquele jornalão direcionam a maior parte do consumo de cinema no país. Onde está a multiplicidade de opiniões sobre os filmes? Como ter acesso ao que pensam críticos de diferentes formações e pontos de vista?
Ora, isso já existe há um bom tempo. Na internet. E nem é preciso vasculhar site por site para localizar os textos. O Adoro Cinema, por exemplo, coleta as cotações e encaminha o visitante para as resenhas de diversos críticos, nacionais e estrangeiros. No exterior, portais como o Rotten Tomatoes, o Metacritic e o Critics Roundup fazem o mesmo.
Mas agora surgiu uma alternativa ainda mais simples para quem está no Facebook. A recém-criada página “Mabuse – Mil Olhos para o Cinema” reúne links de críticos brasileiros sobre os filmes em cartaz e, eventualmente, de festivais. Tudo ali funciona de maneira muito simples. Cada filme é identificado pelo respectivo cartaz. Os próprios críticos adicionam seus links no campo de comentários. Para acessar a totalidade dos links, basta clicar no cartaz do filme.
Assim, sem sair do perímetro do Face, o internauta pode consultar uma diversidade de apreciações sobre um mesmo filme ou acompanhar a produção dos seus críticos favoritos. Além de textos, figuram também comentários em áudio ou vídeo. Duas semanas depois de criado, o Mabuse já conta com a adesão de 26 críticos de várias partes do país.
A página se define como não interativa. Ou seja, pede-se que os comentários fiquem restritos aos links das resenhas. Assim garante-se o acesso rápido e fácil ao conteúdo divulgado.
Convido vocês a conhecer, curtir, compartilhar e frequentar o Mabuse.
Vida longa ao Mabuse!
Republicou isso em O LADO ESCURO DA LUA.