Moça velha

Vencedor do Globo de Ouro de melhor comédia e indicado a cinco Oscars, LADY BIRD: É HORA DE VOAR é um desses sucessos que me deixam de queixo caído. A meu ver, não passa de um filmeco modesto, antiquado e ineficiente em quase todos os aspectos. A história de amadurecimento de Christine “Lady Bird” numa católica e conservadora Sacramento (Califórnia) passa por todos os estereótipos do gênero “adolescente em apuros”: uma relação hostil com a mãe, a ansiedade pela primeira transa sexual, as decepções com os primeiros namorados, a amiga gordinha com quem trocar confidências, as pequenas mentiras da imaturidade, o desejo de evasão. A sensação de coisa já vista chega a ser exasperante.

Tudo isso poderia ser dramatizado de maneira pelo menos condizente com a época em que se passa: o ano de 2002, quando definitivamente, mesmo numa cidade média como Sacramento, jovens já não se comportavam como num filme de Doris Day na década de 1950. Mas Greta Gerwick tenta nos impor esse retrato de uma suposta caretice da forma mais careta possível. Uma filmagem desprovida de imaginação, diálogos criados somente para veicular “punch lines” de baixa densidade, uma vocação irresistível para o clichê. As cenas não se acumulam dramaticamente, mas antes se sucedem como gags descosturadas que se anulam uma após a outra até o final conciliador, quando o meramente estéril se transforma em execrável.

Na simpática Saoirse Ronan, a diretora encontrou um alterego de suas personagens em filmes alheios: maleável, descontraída e falsamente irreverente. Lady Bird é um ingrediente standard da comédia light americana, a moça para quem o mundo é bastante convidativo, desde que ela leve consigo o bom e velho lar.

2 comentários sobre “Moça velha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s