Nico em close-up

NICO, 1988

Que ninguém espere de NICO, 1988 uma biografia tradicional. Bem de acordo com a personagem retratada, o filme de Susanna Nicchiarelli é rude, visceral, desorientado, cheio de elipses bruscas. A tela quadrada preserva o formato dos anos 1980, quando Christa Päffgen, conhecida como Nico, vivia seus últimos anos em franca decadência, cantando com fúria quase punk, aplicando heroína no pé e sofrendo com as tentativas de suicídio do filho que alegava ter tido com Alain Delon.

O passado mais brilhante, quando colaborava nos filmes de Andy Warhol, cantava no Velvet Underground e dividia hamburguers e cama com boa parte dos colegas da contracultura nova-iorquina, só aparece em flashes rápidos de filmes da época. Aqui e ali cintilam lembranças da infância numa Berlim arrasada durante a guerra. Ainda jovem, Nico foi modelo em Paris (“eu não era feliz quando era bonita”) e atuou em filmes italianos, inclusive como ela própria em “A Doce Vida” de Fellini. Nos anos 1980, restava-lhe fazer shows com uma banda improvisada e atrair antipatia com seu temperamento difícil.

Este filme focaliza apenas os seus dois últimos anos de vida e deixa de lado a notória reputação nazistófila de Nico. Tem um jeito urgente de contar as viagens do grupo, o misto de angústia e altivez da cantora, o assombro com os fantasmas do passado. De estrutura um tanto frouxa, ganha solidez principalmente na performance da fantástica atriz dinamarquesa Trine Dyrholm. Embora não se pareça nada com Nico, ela encarna à perfeição a imprevisibilidade, a verve inconformista e sobretudo a voz da cantora nas cenas musicais. A sensação de estarmos em close-up diante de Nico é completa, por menos que possamos conhecê-la. Como talvez ninguém tenha mesmo conhecido aquela mulher.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s