Causa mortis

SEM DATA, SEM ASSINATURA

Um acidente de estrada, aparentemente sem grandes consequências, detona um labirinto de dilemas éticos, transferências de culpa e incidentes criminais. SEM DATA, SEM ASSINATURA nos traz mais um exemplo da qualidade que distingue o cinema iraniano moderno.

Realizadores como Abbas Kiarostami, Mohsen Makhmalbaf e Ashgar Farhadi foram capazes de extrair uma crescente complexidade humana e moral a partir de acontecimentos a princípio corriqueiros, mas que se desdobram em camadas surpreendentes. O diretor Vahid Jalilvand segue a mesma orientação nesse drama médico-legal.

O Dr. Nariman, médico legista, choca seu carro com uma motocicleta que transportava uma família. O pai recusa socorro. No dia seguinte, Nariman vem a saber que o menino morreu. A autópsia cita botulismo. Mas o médico insiste em examinar melhor o caso. Forma-se então uma rede de reações paralelas e crises de consciência que não dão descanso ao espectador. Abre-se também um espaço para que nós julguemos as atitudes dos personagens, movidas que são por códigos de comportamento e sentimentos nem sempre confessáveis.

Um suspense emocional se instala desde as primeiras cenas, produzido com a ajuda de outras tantas características virtuosas dos bons filmes iranianos: o talento dos atores, o apego às rotinas humanas básicas, a construção dramática exemplar em que se alternam a típica dialogação incessante, silêncios inquietantes e elipses elegantes.

Some-se a isso outro fetiche daquela cinematografia, que são as cenas rodadas no interior de carros em movimento. Kiarostami, Panahi… Tantos filmes iranianos são variações desse dispositivo quase tão antigo quanto o próprio cinema.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s