Este é o terceiro filme de Cristiano Burlan numa trilogia sobre mortes trágicas em sua família. Depois de Construção (sobre as estranhas circunstâncias da perda do seu pai) e de Mataram meu Irmão (leia uma pequena nota minha sobre esse filme), ele se volta para o assassinato de sua mãe por um companheiro em 2011.
Duas investigações correm em paralelo. Numa, Cristiano conversa com seus três irmãos remanescentes e outros parentes, em busca de ecos da tragédia. Quer saber como cada um se lembra de sua mãe e perceber o impacto da perda. Cristiano fala através dos irmãos, sobretudo da inteligência sensível de Kelly, a mais nova. Ele próprio se mantém quase sempre em posição de escuta.
Num dos raros momentos de extravasamento, Cristiano revela um dado crucial sobre sua origem, o que nos faz repensar boa parte do que ouvíamos até ali. A imagem da mãe Isabel, evocada em fotos e na lembrança dos familiares, como que ressurge da ameaça do esquecimento para condensar uma vida de sofrimento, carência maternal e beleza maltratada.
Na segunda investigação, auxiliado por uma repórter criminal que noticiou o crime sete anos atrás, Cristiano tenta engajar a polícia na procura do assassino, ainda solto. A partir de certo ponto, lança-se ele mesmo na busca, em vertente de filme policial verité.
Já no filme anterior, havíamos conhecido aquela família atribulada pelo envolvimento com o crime, as prisões e uma dor inconsolável. ELEGIA DE UM CRIME avança um pouco mais nessa exposição. Nos muito silêncios e nas poucas e fortes palavras do diretor, irrompe a emoção de um homem que usa o cinema para curar-se. No caminho, emociona também a nós.
Como eu gostava da tia bel, ainda gosto pois as lembranças não se apagam e lembro com carinho de cada momento! Muitas saudades dela. Que a justiça seja feita a esse “homem” se é que podemos chamar esse ser de homem. Lindo texto.
Que beleza!!! Filme intenso, emocionante, corajoso, profundo e forte. Texto belissimo!
Valeu, Pat
Que lindo,o olhar dado sobre essa homenagem,que ao mesmo tempo aborda uma problemática muito séria,que é o feminicidio. familias,que sofrem a perda de mulheres que deram a vida a gerações,sem elas como continuar…obg que esse filme possa servir de alerta e ajuda a mulheres e autoridades para que as leis possa valer nesse país.
Eu que agradeço suas palavras, Kelly. Aqui e no filme. Com certeza você e o Cristiano estão prestando um belo serviço a essa causa. Um beijo.