O festival É Tudo Verdade 2021 começa nesta quinta-feira, mas já a partir da véspera tem início a 18ª Conferência Internacional do Documentário, tendo por tema o cinema ensaístico de Chris Marker. Nos dias 7 e 8 de abril, o crítico Jean-Michel Frodon, o cineasta Silvio Tendler, a professora Carolina Amaral e o teórico Bill Nichols vão fazer palestras virtuais sobre Marker. Confira a programação aqui.
A partir de quinta, eu e o jornalista e escritor Paulo Lima vamos publicar aqui resenhas diárias de filmes do festival. O cardápio deste ano está muito intenso e variado. Além das mostras competitivas de longas e curtas brasileiros e internacionais, haverá as tradicionais seções Foco Latino-americano e O Estado das Coisas, além de mostras especiais com filmes de Chris Marker, documentários de Ruy Guerra (com direito a masterclass do diretor) e filmes que giram em torno ou têm participação especial de Caetano Veloso.
Todos os curtas e longas brasileiros em competição serão acompanhados de debates com os realizadores. A programação, toda online e gratuita, se espalha por diversas plataformas, e o melhor é consultar o site do festival para horários e direcionamentos. Atenção para o limite de 1.000 ou 2.000 visionamentos de cada filme, dentro das faixas de horário previstas. Os longas da competição brasileira passarão em dois dias seguidos, mas os da competição internacional terão apenas uma exibição.
Imagino vcs bem, dentro do possível. Fora o impossível que nos ronda, desafia. Um concurso ? documental É Tudo Mentira viria a calhar. Abs pra vcsssss Saúde e Paciência (Minha relação com medios e redes estah complicada….)
Enviado do meu Samsung Mobile da Claro
Olá Val, por aqui tudo aparentemente sob controle. Retribuo os votos de saúde e paciência. Beijos