Ecos de “Santo Forte”

VISITA

Leandro Cristiano dos Santos, o “Urso”, tinha 13 anos em 1997, quando Eduardo Coutinho e sua equipe chegaram à comunidade de Vila Parque da Cidade para filmar Santo Forte. Ele era neto da Dona Thereza, que se tornaria a personagem mais célebre do filme. Dezoito anos depois, em 2015, Leandro guiou André Sandino Costa numa visita ao morro, em busca de memórias daquela filmagem. O resultado é o curta VISITA, que reencontra a própria Dona Thereza, além de Vera Dutra, facilitadora dos contatos de Coutinho na ocasião, e outros personagens de Santo Forte.

Vera tem uma recordação curiosa: “O Coutinho sabia tudo da vida da gente, mas a gente não sabia quem era o Coutinho”. Dona Thereza lembra que o cineasta havia prometido botá-la “lá embaixo, não sei se pra um apartamento”. Mas morreu antes de cumprir a promessa. Em 2015 ela continuava na comunidade. Como no filme supunha ter vivido outras vidas, ainda se mostrava confiante de que ia voltar em outra encarnação.

Mas o curta não se limita a rememorar. Os entrevistados dão conta daquilo que mudou na Vila Parque (mais casas, mais violência, menos vistas da cidade) e do que permanece igual (os trânsitos religiosos, as muitas formas de culto, a espiritualidade misturada com o cotidiano).

2 comentários sobre “Ecos de “Santo Forte”

  1. Carlinhos querido, como estão as coisas contigo e familiares?! Torço que estejam bem, dentro do que é possível para o momento!

    Vi que você resenhou o filme VISITA do André Sandino! que bacana! Estamos (o grupo do LEMA- Laboratório de estudos marxistas do Instituto de Economia da UFRJ) divulgando o evento na próxima segunda 12/07 com o outro filme do Sandino, o curta-metragem A REUNIÃO. Vi esse filme MUITAS por diversos motivos e pensamos que seria importante abrir o debate que fizemos para o público além muros da universidade. Colo abaixo a arte que indica onde falaremos. Torço que você possa estar lá com a gente!

    Por enquanto ainda estou virando jacaré, mas em breve espero te reencontrar nas ruas, companheiro! um grande abraço, Julia

    [image: e-flyer-live-A-REUNIÃO-12-julho-14h30.jpeg]

    • Oi Julinha, que bom te “ver” por aqui. Seu computador é que deve ter virado jacaré porque os caracteres saíram truncados e a imagem não veio anexada. Mas já recebi por email. Beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s