Glauber, um vulcão na TV

ANTENA DA RAÇA – O FILME na CineBrasil TV

“Brizola” e Glauber no Abertura

Uma das últimas contribuições de Glauber Rocha para a geleia geral brasileira foi o seu quadro semanal no programa Abertura da TV Tupi, entre 1979 e 1980. Ali Glauber reinava absoluto, alheio a qualquer censura ou senso de organização audiovisual. Os closes o apresentavam com a barba por fazer, o cabelo desalinhado, as mãos se agitando em frente ao rosto. Uma mistura de clown, agitador e visionário.

O programa reapareceu no ano passado como uma série de 13 episódios exibida na CineBrasil TV e atualmente sendo reprisada. A direção é de Paloma Rocha, filha de Glauber e Helena Ignez, e do diretor de fotografia Luís Abramo. Um condensado da série, Antena da Raça – O Filme, tem circulado por festivais e passou na mostra Cannes Classics. O longa, de 76 minutos, estreia no canal neste sábado (10/7), às 21h30.

Paloma e Luís resgataram momentos preciosos do Abertura, como as entrevistas com “Brizola” e “Severino”, que Glauber transformou em personagens emblemáticos do povo brasileiro. Hoje talvez fosse considerado politicamente condenável expor a ignorância e a humildade daquelas figuras, mas isso cabia perfeitamente na irreverência e no livre pensar de Glauber. Todos – de Luiz Carlos Barreto e Caetano Veloso a Eduardo Mascarenhas – vinham ao microfone como “escadas” para o discurso oceânico do apresentador sobre política e cultura.

As famosas contradições do genial baiano também marcam presença. Ele não só reafirmava os elogios aos generais da abertura – o que lhe custou o repúdio da esquerda –, como celebrava Antonio Carlos Magalhães, em sua presença, como “líder incontestável da Bahia”.

Num ensaio de montagem atômica (conceito glauberiano aparentemente posto em prática por Alexandre Gwaz), Antena da Raça – O Filme promove um diálogo entre materiais e entre tempos. Temas e personagens referidos no programa repercutem em trechos de filmes de Glauber e na realidade atual. Com uma diferença primordial: em 1979, vivia-se uma tênue esperança de abertura política (e é a isso que aludia o título do programa). A passagem do bastão de Geisel para Figueiredo prenunciava alguma mudança, e Glauber se apresentava como arauto do novo. Hoje, bem ao contrário, vivemos um momento de retrocesso e expectativa de ditadura.

A figura nefasta do atual presidente da República ecoa no personagem fascista de Paulo Autran em Terra em Transe; a violência policial dos nossos dias reverbera em cenas de massacre de africanos em O Leão de Sete Cabeças. O genocídio indígena ressoa em imagens de A Idade da Terra. Dessa forma, Glauber vai sendo “atualizado” por obra da filha, movida sobretudo pela indignação diante do Brasil atual.    

Zé Celso, Helena e Paloma

O procedimento talvez menos feliz de Paloma foi tentar reproduzir as entrevistas de Glauber no pesadelo político de 2018. Enquanto as conversas com Caetano, Zé Celso, Barretão e Helena Ignez convergem para a rememoração do próprio Glauber, as participações de José Dirceu e de populares no contexto de 2018 soam um tanto gratuitas e improdutivas.

>> Antena da Raça – O Filme estreia na CineBrasil TV neste sábado, 10/7, às 21h30, com diversas reprises até o fim do mês.  

A exibição de Antena da Raça – O Filme é parte das comemorações de 17 anos da CineBrasil TV neste mês de julho. Fundado pela cineasta Teresa Trautman, o canal tem ajudado a viabilizar e exibido documentários e séries documentais de diretores como Tata Amaral, Betse de Paula, Cao Hamburger, Jorge Durán, Renato Tapajós, Toni Venturi, Orlando Senna e Silvio Tendler.

Neste link é possível consultar as  operadoras que carregam o canal, apenas informando o Estado.
A programação pode ser assistida através de assinatura na plataforma Divertenet.
O canal  também está disponível na Oi Play, gratuito por 30 dias.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s