Doze doses de realidade brasileira

Vem aí a websérie Na Real_Virtual, e o público já pode garantir seu acesso

O que foi bom para alguns pode ser bom para mais gente. Com esse mote, a Associação Imaginário Digital está começando a produzir a websérie Na Real_Virtual, baseada no seminário que reuniu 12 dos mais importantes documentaristas brasileiros no ano passado. O seminário aconteceu online, fechado para uma média de 200 pessoas inscritas. A demanda foi grande, a ponto de suscitar uma continuação do evento, ainda no ano passado.

Mesmo assim, muita gente só ficou sabendo depois de realizada a primeira parte, ou apenas não pôde se inscrever na ocasião. A websérie virá atender a esse público e ampliar o alcance daqueles 12 primeiros encontros, que colocaram em pauta o melhor do documentário brasileiro contemporâneo.

Em conversas aprofundadas com os curadores Bebeto Abrantes e Carlos Alberto Mattos, realizadores como João Moreira Salles, Petra Costa, Maria Augusta Ramos, Walter Carvalho e Cao Guimarães comentaram seus trabalhos, suas escolhas e procedimentos diante da matéria-prima do real, suas relações com os personagens e com a linguagem do cinema.

As gravações dos encontros serão editadas em documentários de cerca de 60 minutos, com o melhor de cada conferência, num formato ágil e atraente. A inserção de trechos dos filmes abordados vai permitir uma fruição ainda mais viva e completa dos assuntos.

O público pode garantir desde já o acesso à websérie através da campanha de financiamento coletivo lançada esta semana na plataforma Catarse. Há várias modalidades de participação e as respectivas contrapartidas, que incluem não só os documentários, mas também o nome nos créditos e o brinde do livro Cinema de FatoAnotações sobre Documentário, de Carlos Alberto Mattos.

O que virá na série

Cada um dos 12 episódios aborda o encontro com um cineasta e cenas dos seus filmes mais importantes. No primeiro, Maria Augusta Ramos trata do documentário de observação a partir de trabalhos como Seca e O Processo. No segundo, João Moreira Salles parte dos seus filmes ensaísticos No Intenso Agora e Santiago para discorrer sobre o questionamento e a ressignificação de materiais de arquivo.

Sob o tema “A Poética do Simples”, Cao Guimarães expõe o seu processo de apreensão das pequenas coisas do mundo em filmes como A Alma do Osso e Andarilho. Carlos Nader fala sobre o tempo como matéria, baseando-se principalmente em Homem Comum e Pan-Cinema Permanente. Por sua vez, Petra Costa dissertou sobre Elena e Democracia em Vertigem como expressões de uma subjetividade que envolve da família ao país.

Um dos subgêneros mais férteis do documentário, o retrato de artista, é comentado brilhantemente por Walter Carvalho a partir de seus filmes sobre Raul Seixas e o pintor de Moacir Arte Bruta. Já Belisario Franca trata de filmes como Menino 23 e Soldados do Araguaia, nos quais revirou os baús da história para novas revelações sobre o Brasil.

Cabe a Joel Pizzini explorar os meandros do filme-ensaio, modalidade que ele praticou na obra-prima 500 Almas e em outros trabalhos. Gabriel Mascaro revela sua inquietação com os dispositivos narrativos do documentário, o que marcou seus filmes Doméstica e Avenida Brasília Formosa. Marcelo Gomes e Karim Aïnouz se juntam de novo para recordar o processo de criação de Viajo porque Preciso, Volto porque te Amo e falam também de alguns de seus filmes individuais. Por fim, toca a Emilio Domingos concluir a websérie com o tema “A Periferia no Centro”, esclarecendo seu método de ação em filmes como Favela é Moda, Deixa na Régua e A Batalha do Passinho.

Para saber mais sobre o projeto e participar de sua viabilização, basta visitar a campanha no Catarse nos próximos 30 dias (clique aqui).

Veja o promo da websérie:    

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s