A CISTERNA no streaming
Considerando a pequeníssima tradição brasileira em filmes de suspense eficazes, A Cisterna é uma boa surpresa. Cristiano Vieira criou uma trama relativamente intrincada que induz a plateia a tirar conclusões precipitadas. Da mesma forma como acontece com sua personagem central. Lorena (Fernanda Vasconcellos) é uma telejornalista famosa pelas denúncias que faz na fictícia TV Cidade, de Brasília. Após receber um prêmio por sua atuação, ela é sequestrada e presa dentro de uma cisterna em algum ponto do cerrado.
O sequestrador é um imigrante chileno atormentado que está, direta ou indiretamente, envolvido com duas pautas recentes de Lorena: uma denúncia de desvio de verbas para o combate à seca no DF e o caso de uma menina supostamente abusada pelo padrasto. Um subplot, que funciona como um interessante paralelo ao plot principal, consiste na ambição profissional e no perfil workaholic de Lorena, que resfriam a relação com a sua filha pequena.
O cativeiro lúgubre de Lorena e o mistério que ronda Julian, o sequestrador (Cristobal Tápia Montt), rendem bons momentos de expectativa e tensão no rumo de um desfecho até certo ponto surpreendente. Cristiano Vieira (Um Domingo de 53 Horas) deixa transparecer seu perfil de diretor de publicidade na ambientação de interiores, o que funciona melhor na forma dinâmica como retrata os bastidores do telejornal.
Embora traia alguns cacoetes do thriller comercial americano, o filme ostenta uma ótima fatura cinematográfica, ritmo ágil, boas atuações e trilha musical absorvente (de Dudu Maia). Mais importante ainda, o roteiro do próprio diretor não deixa buracos além da cisterna que ocupa o centro da história.
>> A Cisterna nas plataformas iTunes, Now, Google Play, Vivo Play e Oi Play.