Olhar social sobre os docs

pat livroConheço três Patricias profundamente ligadas ao documentário. Patricia Montemór criou e dirige, junto com José Inácio Parente, o Festival Internacional do Filme Etnográfico. Patricia Rebello, estudiosa de docs, é doutoranda na UFRJ e colaborava com meu DocBlog. A terceira é Patricia Aufderheide, professora universitária e diretora do Center for Social Media em Washington. 

Pat Aufderheide é íntima do Brasil, onde morou muitos anos e pesquisou nossa mídia pelo Programa Fulbright. Daí talvez a particularidade das menções que ela faz ao cinema brasileiro no seu livro Documentary Film: A Very Short Introduction (Oxford, 2007). Cabra Marcado para Morrer, Ônibus 174, Das Crianças Ikpeng para o Mundo (Vídeo nas Aldeias) e Opinião Pública (Arnaldo Jabor) recebem algum tipo de destaque, sendo que os três primeiros aparecem numa lista de “100 grandes documentários” mundiais.

O livro, compacto e objetivo, diferencia-se da média da produção acadêmica por não se pautar pela teoria – muito embora inclua um apêndice sobre a história dos estudos de documentários. O forte de Patricia é a análise sócio-político-econômica do cinema documental em várias épocas. E também a sua abertura para áreas menos cobertas pelos estudos desse campo, como a produção massificada da TV (a grande fábrica e grande mercado dos docs) e os momentos importantes do documentarismo em áreas periféricas (África, América Latina, Ásia). Explica-se assim sua admiração por Erik aufderheide2Barnouw, o mais importante historiador do ramo com seu basilar Documentary: A History of the Non-Fiction Film, inexplicavelmente nunca traduzido no Brasil.

Por conta de seu approach social, Patricia rejeita implicitamente o relativismo em voga e coloca a questão da verdade no centro de sua visão crítica do doc como representação da realidade. Dito dessa maneira, pode soar antiquado, mas levando em conta que ela abarca as grandes linhas da produção documental, ideias como plausibilidade, boa-fé e precisão não poderiam mesmo ficar de fora da conversa. 

Um comentário sobre “Olhar social sobre os docs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s