10 regras de etiqueta no Twitter

Nos seis meses em que estou no Twitter, pude notar que certas condutas podem assegurar um fluxo claro e amigável de mensagens no microblog. Mas nem todo mundo parece ligado nessas regrinhas não escritas. A título de colaboração cidadã, escrevi esses 10 tópicos de etiqueta:

1. Poupe seus seguidores de overdose. Não sobrecarregue a caixa alheia com tudo o que lhe vier à cabeça ou parecer interessante repassar (retuitar). Dez ou doze tweets por dia parecem números razoáveis. A não ser que você seja uma agência noticiosa.

2. Esqueça a reciprocidade. Não se sinta obrigado a seguir quem lhe segue. Esse é o espírito do Twitter. Compreenda que muitos dos que você segue também não estão lhe seguindo. Portanto, nada de stress.  

3. Refreie a vaidade. Retuitar uma mensagem alheia de elogio a você, só quando contiver informação relevante ou alguma graça especial. Do contrário, vai soar tolo e cafona (isso mesmo, cafona).

4. Preserve o tweet alheio. Se quiser fazer algum comentário ou acréscimo ao retuitar uma mensagem, faça-o sempre antes do RT @…….. Se o seu plus aparecer depois, será interpretado como parte do que o outro disse.

5. Resista à facilidade do botão de retweet automático. Ele poupa o trabalho de recortar e colar, e por isso estimula o retweet indiscriminado. Pense bem se a mensagem vai interessar à maioria dos seus seguidores tanto quanto interessou particularmente a você.

6. Mencione a fonte da informação. Quando, em vez de retuitar, você vai repassar uma mensagem reeditada, sobretudo se ela for importante e/ou rara, dê o crédito a quem a enviou: (via @…….).

7. Direcione corretamente as respostas. Quando a resposta (reply) a um tweet só interessar àquela pessoa, sempre comece com @….. Se você escrever um caractere sequer antes disso, a resposta vai para todos os seus seguidores. Isso, quase sempre, é como ouvir conversa alheia sem saber o assunto.

8. Indique o assunto da resposta. Mencione uma palavra ao menos que indique sobre o que você está respondendo. Se não, a resposta pode chegar como um enigma.

9. Aproveite a privacidade. O Twitter tem o dispositivo da mensagem direta (direct message) para enviar tweets exclusivos. Use-o para assuntos de interesse particular em vez de coalhar a caixa geral. No caso de seguidores recíprocos, essa função é acessada a partir do menu da direita. Se você não segue o destinatário, mas ele o segue, basta entrar no Tweet dele e clicar “direct message to” no menu da rodinha dentada.

10. Seja diplomático. Use periodicamente o botão de pesquisa do seu username (na coluna da direita, logo abaixo de Home) para checar quem andou mencionando você ou retuitando suas mensagens. Se você não os segue, essa é a única forma de acompanhar. Daí podem resultar diálogos interessantes.

P.S. Por favor acrescentem ou discutam nos comentários 

10 comentários sobre “10 regras de etiqueta no Twitter

  1. Gostei das regras. Uma pena todos que fazem uso dessa rede não agirem assim, como você.
    Eu não tenho uma conta por puro medo, medo de errar e de parecer ridícula. Mas, é um “mundo” bem interessante.

    • Cris, grato pelo feedback. Já há algum tempo tenho usado bem pouco o Twitter, mais por falta de tempo que por qualquer outra coisa. O Facebook absorveu muitas das funções.

  2. Pingback: Os números de 2010 « …rastros de carmattos

  3. Escrevi um artigo intitulado: Twitter e Ética Pessoal pro meu blog….
    Algumas das dicas:

    Se o limite de caracteres existe, respeite-o, caso queira paquerar, ter uma longa conversa, ou querer saber do seu amigo(a) “como estava a balada sábado passado”, utilize o MSN, ICQ, Skype, ou mesmo um chat (Uol por exemplo), mas não faça isso no Twitter, senão você vai encher a página inicial de várias pessoas, com assuntos que não lhes interessam, e vai ver seu número de seguidores diminuir drasticamente.

    Não ignore ninguém, mesmo que seja alguém desconhecido, caso falem com você, pelo menos agradeça “Obrigado pela mensagem”, sendo o Twiter uma rede social, seja sociável”; pessoas anti-sociais contrariam totalmente o propósito pelo qual essa ferramenta foi criada.A menos que você seja uma celebridade como o Rubens Barrichello, que recebe mais de 100 mensagens por hora, não será necessário tanto tempo para retribuir a atenção recebida.

    Não siga aleatoriamente diversas pessoas: perfis que seguem milhares de pessoas, passam a impressão que não conseguem ler tudo (E realmente não conseguem. Por experiência própria, sigo apenas 80, e em 3 horas off-line perco muita coisa). Siga apenas as pessoas que tem algum em comum contigo – Utilize a busca para selecionar quem você vai seguir.

  4. Pois é, Carlinhos, metade das recomendações eu não entendi pois sou semi-analfabeto em twitter. Mas espero não estar infringido as regras de politesse. abs

  5. Oi Carlos (ou seria melhor, chamá-lo:carmattos, rs)!

    Acredito que para quem já usa o twitter por um tempinho, as regras são bem básicas. Porém , para quem está chegando agora por lá, elas serão muito úteis.

    Gostaria de ter encontrado algo parecido assim que ingressei no mundo do passrinho azul.

    Bom, é isso: obrigada!

    Bye!!

    • Pois é, Alessandra (ou seria melhor chamá-la allesan?), tenho visto muito veterano do Twitter incorrendo nesses errinhos básicos. Abraços!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s