O Verde Crescerá sobre suas Cidades

O artista em ação

O título do filme, melhor traduzido por “Grama crescerá sobre suas cidades”, vem de uma citação bíblica a respeito das profecias de destruição. Anselm Kiefer, provavelmente o maior artista plástico alemão vivo, usa essa referência para parte das obras que criou em seu imenso ateliê no sul da França, no local de uma fábrica abandonada. O filme de Sophie Fiennes testemunha alguns momentos cruciais desse trabalho, enquanto tenta estabelecer um diálogo visual com as obras através do uso de lentos travellings, panorâmicas e zooms.

Kiefer é um alquimista que trabalha na fronteira entre a construção e a destruição, o rigor e a aleatoriedade. As obras que ocupam solo, subsolo e ar de La Ribaute são fruto de escavações, perfurações, queimas, oxidações e todo tipo de ação física sobre os materiais. Guindastes, tratores, maçaricos e baldes de ácido têm papel de protagonistas no processo. São túneis, labirintos, salas e galpões convertidos em instalações que comentam a industrialização, as origens e o fim do mundo material. Grandes “livros” de chumbo sustentam torres de concreto, miniaturas de barcos pendem à frente de grandes telas, galerias de arquivos são pavimentadas com vidro e louça espatifados.

O filme destina-se ao consumo de quem tem um especial interesse pela radicalidade da arte contemporânea ou pelo artista em si, já que não há contextualização de sua obra nem informações biográficas. Durante meros 13 minutos de entrevista, Kiefer explicita seu interesse pelo mar, pelo tédio e pelas edificações (“Quadros precisam de seu próprio edifício para fazerem sentido”, diz). O resto é a simples observação dos trabalhos no canteiro de obras, com o artista e seus auxiliares, e a exploração visual do lugar. Não um retrato de artista, mas um olhar sobre sua ação.   

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s