Coutinho.doc no Canal Brasil

7770_6603_3A Mostra Eduardo Coutinho termina hoje (domingo) no Canal Brasil com a exibição, às 19 horas, de um filme em que Coutinho não é o diretor, mas o personagem. Apartamento 608 ou Coutinho.doc é um registro das filmagens de Edifício Master. Quem assina a direção é Beth Formaggini, que integrou as equipes de Coutinho como diretora de produção naquele filme e também em Babilônia 2000.

No comentário com que apresento a sessão, eu destaco o seguinte: Enquanto produzia Edifício Master, Beth trazia sempre uma câmera na mão. O que vemos em seu documentário é o processo de realização de Coutinho, flagrado com uma intimidade até então inédita. O apartamento 608 era o pequeno quartel-general da produção, onde ocorriam as interações e negociações entre o diretor e sua equipe. Naquele espaço que normalmente ninguém vê, surgiam as discussões metodológicas, as indicações para a equipe, a reflexão sobre as muitas dúvidas surgidas durante o processo, a interação com o grupo de pesquisadores que o precedia no contato com os entrevistados e, é claro, as considerações privadas de Coutinho em relação a seus personagens.

Mais que um simples making-of, temos aqui um mergulho nos bastidores do pensamento cinematográfico do grande documentarista. Lá estão os seus dilemas e a proverbial “insegurança criativa” com que o cineasta se lançava nos seus projetos. Uma contribuição e tanto para se entender o imenso legado de Coutinho para o documentário brasileiro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s