ÉTV: Caminho de Volta

Se sair do país para viver fora pode ser um passo complicado, não é menos difícil voltar depois de mais de 20 anos. O novo documentário de José Joffily e Pedro Rossi examina dois casos do gênero. Diferentes entre si em quase tudo, são igualmente dramáticos quando se trata de desfazer laços e refazer a vida.

O fotógrafo André Câmara vive em Londres há 27 anos, onde ganhou prêmios, casou-se duas vezes, teve quatro filhos e agora passa por um período de dificuldades profissionais. O fato de ter uma perna mecânica parece não afetar muito sua disposição atlética e psicológica, mas a falta de emprego põe em risco sua situação financeira e afetiva. A mudança para o Brasil levanta uma série de questões para ele e sua família binacional. Joffily e Rossi usam o método da não intervenção para filmar o cotidiano de André e captar situações agudas entre ele e sua companheira atual.

Já em Nova Jersey, EUA, a octogenária Maria do Socorro Monteiro prepara-se para se despedir do filho, com quem mora há 24 anos, e retornar ao Brasil. Ele é porteiro de edifício e aguarda a cidadania americana, assim como a ida da mulher para juntar-se a ele na casa que ainda dividia com a mãe. O caminho de volta, para Maria do Socorro, começa com a decisão dolorosa de deixar o filho e o cenário a que ela se afeiçoou. O filme, para apreender o jeito mais simples e brincalhão dos dois, se permite uma interação ligeiramente maior com os personagens. O resultado é de uma grande simpatia.

A perspicácia de Caminho de Volta está em ser revelador com sutileza e penetrante sem ser invasivo. Entre as muitas observações que colhem daquelas pessoas e do momento especial que atravessam (voltar ou não voltar?), os diretores deixam entrever duas formas distintas de se viver o exílio: integrando-se quase plenamente, como André na Inglaterra, ou mantendo-se dentro da bolha latina, como Maria do Socorro e seu filho nos EUA. Sobre o Brasil que cada um reencontrará, fica apenas a sugestão de que é muito diferente daquele que deixaram. ♦ ♦ ♦  

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s