ÉTV: A Visita

Michael Madsen, um dos mais interessantes documentaristas em atividade (Into Eternity, Cathedrals of Culture), propõe em A Visita um documentário de ficção futurista. Convidou cientistas, juristas, autoridades militares e técnicos envolvidos com pesquisa sobre contatos alienígenas para simularem as providências e os diálogos que manteriam com eventuais visitantes extra-terrestres. Adicionou encenações típicas do gênero, como gente paralisada contemplando o alto ou correndo em busca de abrigo. Complementou com a suposta incursão de um voluntário à nave alienígena, representada por magníficos interiores de museus e bibliotecas.

O exercício acrescenta mais um tijolo na construção dos hibridismos entre ficção e documentário. Trata-se de um doc sobre fato que nunca aconteceu, ou seja, uma hipótese, aqui tratada como possibilidade real no futuro do subjuntivo. Os protagonistas são altas patentes da NASA, da ONU e dos governos americano e inglês. No entanto, a dramaturgia é toda baseada na simulação e na ideia de não vermos o visitante, mas apenas o que acontece(ria) com os terrestres ao seu redor.

Madsen coloca muita importância no estilo, que é onde reside a personalidade dos seus filmes, além dos temas especulativos. A Visita é composto de imagens assépticas, simétricas e um tanto oníricas. O movimento lento e permanente da câmera, o uso intensivo de slow motion, a edição cheia de surpresas e o desenho sonoro marcado por tensão e silêncios criam uma atmosfera intrigante, característica do thriller de suspense científico. Saí com a impressão de que o filme promete mais do que oferece, mas ainda assim sua originalidade me parece inconstestável. ♦ ♦ ♦ 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s