Notas do Ceará (5) – Os premiados

Cheguei dois dias depois de iniciado o 25º Cine Ceará e aconteceu a “tragédia” que sempre temo nesses casos: perdi os filmes afinal mais premiados. Foi o caso de O Clube (foto acima), de Pablo Larraín, que conquistou o troféu Mucuripe em quatro categorias principais: Melhor Longa-Metragem, Roteiro, Ator – o prêmio foi concedido para todo o elenco masculino, do qual participa um ator chamado Roberto Farías – e ainda o Prêmio da Crítica (júri Abraccine).

O segundo filme mais premiado foi Cavalo Dinheiro, de Pedro Costa, vencedor em três categorias: Fotografia, Direção de Arte e Som. Jauja confirmou o culto a seu autor, Lisandro Alonso, distinguido com o prêmio de Melhor Direção, enquanto o espanhol (basco) Loreak levou o troféu de Melhor Atriz (Itziar Ituno, popularíssima no festival). Já o cubano A Obra do Século conquistou Melhor Edição e Trilha Sonora Original. Cordilheiras no Mar: A Fúria do Fogo Bárbaro, de Geneton Moraes Neto, recebeu um merecido Prêmio Especial do júri.

Um evidente equívoco do júri foi conceder o prêmio de direção de arte a Cavalo Dinheiro. Simplesmente porque a cenografia do filme é feita sobretudo com a luz. O diretor de fotografia, Leonardo Simões, presente no Cine Ceará, confirmou que esse trabalho não tem um destaque específico nos filmes de Pedro Costa. Ao subir ao palco para receber o prêmio representando a equipe, ele sorriu, irônico, e disse: “Direção de arte?! Nós todos fizemos isso”. Ainda bem que ele levaria para casa o seu próprio prêmio de melhor fotografia, esse sim bem justo.

O júri de curtas espargiu seus cinco prêmios entre cinco concorrentes. Kyoto, de Deborah Viegas (SP), ficou com o de melhor filme, enquanto a crítica premiou Quintal, de André Novais (MG). O melhor curta da mostra Olhar do Ceará foi “Alguns Páreos em Palermo”, de Gabriel Silveira. Não vi nenhum deles. Dos curtas premiados vi somente o baiano Feio, Velho e Ruim, de Marcus Curvelo.


Estreia hoje (quinta) às 22h no Canal Futura o média-metragem LEVANTE!, realizado em parceria por Susanna Lira e o inglês Barney Lankester-Owen. O doc consiste de uma série de reportagens sobre o uso de novas mídias e das redes sociais na transmissão e recepção de manifestações populares em várias partes do mundo. Temos, então, a atuação da Mídia Ninja com seus smartphones no Brasil, o que em 2013 provocou o primeiro grande pico de utilização do aplicativo japonês Twitcast; o movimento #YoSoy132 do México (2012), quando universitários conseguiram grande apoio da população a partir do uso criativo das redes; na Faixa de Gaza conhecemos duas jovens engajadas na divulgação dos horrores sofridos pelos palestinos, uma através de um canal do Youtube, outra de pequenos vídeos confessionais no Twitter; e o Umbrella Movement de Hong Kong (2014), contrário à manipulação das eleições pela China, amplamente filmado por um drone para um canal de TV – a ponto de gerar uma estética de massa apta a ser registrada do alto. Em cada um desses segmentos há cenas dramáticas, confrontos violentos, bombardeios, etc, mas o foco está nos indivíduos (jovens) e na tecnologia cada vez mais portátil que faz da luta política, hoje, um emaranhado de mídias e uma mídia de muitos.

3 comentários sobre “Notas do Ceará (5) – Os premiados

  1. Voce e um campeao, Carlos Mattos, grande reportage dos filmes que voce nao viu, sem ironia, e o recado esta dado. A cornucopia cinefila aumenta a cada dia. Que hacer?

  2. “Um evidente equívoco do júri foi conceder o prêmio de direção de arte a Cavalo Dinheiro”. Outro (grave) equivoco terá sido o de premiar a direção afetada e desafetivada de “Jauja”, elevada à categoria “cult” talvez porque insólita e na contra-mão do cinemão. Nessas horas chego a preferir o (bom) cinemão ou rever antigas ousadias – de fato – como as de Resnais há mais de 50 anos (e de outros reais recriadores da linguagem cinematográfica).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s