Notas do Ceará (6) – Medo do Escuro

Ivo Lopes Araújo é o grande nome da direção de fotografia do cinema autoral-coletivo que recolocou o Nordeste no mapa cinematográfico brasileiro. Sua capacidade de lidar magistralmente com pouca luz, seus enquadramentos criativos e as texturas peculiares que ele obtém nas imagens o situam já como um mestre. Em 2007, Ivo assinou a direção de seu primeiro longa, Sábado à Noite, um absorvente e peculiar mergulho na noite de Fortaleza. Oito anos depois, ele retorna à direção com Medo do Escuro, exibido ontem (quarta) na noite de encerramento do Cine Ceará.

Desta vez, o documentário dá lugar à ficção, mais propriamente a um ensaio performático que parece recolher ecos das vanguardas do século passado: o Jean Cocteau de O Sangue de um Poeta, as fantasias oníricas de Kenneth Anger. Numa cidade supostamente destruída por algum tipo de apocalipse (cenário comum a tantos filmes contemporâneos), um homem, identificado como “Junkie” nos créditos, vagueia e tenta fazer contato através do reflexo de cacos de espelho. Surgem outros poucos personagens, em especial uma mulher, chamada de “Sombra”, e seu dominador, “Scarface”.

As relações entre eles, que envolvem sedução, tortura e resgate, vão se dar através de coreografias um tanto toscas contra o fundo de prédios dilapidados, ruas entulhadas de lixo e automóveis calcinados. Não há falas, já que o filme se destina a ser mudo e exibido com trilha sonora tocada ao vivo por um quarteto de músicos experimentais. Assim foi no Cine São Luiz, como havia sido na Mostra Tiradentes.

O olho sensível de Ivo se expressa através do fotógrafo Victor de Melo numa palheta de tons soturnos e numa série de preciosismos fotográficos utilizando refrações e reflexos. O filme, creio, dialoga com o movimento da dança, muito ativo em Fortaleza nos últimos anos. Mas, afora isso, não encontrei substância que o elevasse para além de um capricho cênico, aliás bastante datado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s