Tags

Está na íntegra no Vimeo o documentário Caminho do Meio, que Julia Martins realizou em 2013 com cinco famílias da nova classe média no Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – os BRICS. Julia acompanhou um pouco do cotidiano de cada uma, tentando captar a forma como elas vivenciavam as conquistas obtidas com os programas de transferência de renda postos em prática nos últimos anos nos respectivos países.

Clique aqui para ver o vídeo

Sem querer fazer generalizações, é curioso notar como a família brasileira, de São Paulo, é a mais focada nas questões do consumo, enquanto os chineses de Xangai valorizam mais o empreendedorismo e um verniz de consciência sócio-ecológica. Já os indianos de Pune, embora também festejem a ascensão social recente, colocam mais ênfase na realização espiritual e mesmo artística de seus familiares. Os africanos de Soweto são os que resultam menos definidos na abordagem do doc. Os russos, por sua vez, fazem o contraponto, lamentando a perda dos ideais socialistas e deixando patente que, na esfera das condições de vida, hoje é muito pior.

Caminho do Meio traz informações e percepções curiosas, embora apresente limitações no seu intento de radiografia social. O filme se dispersa em observações irrelevantes, às vezes meio turísticas, e carece de uma contextualização que ajude a compreender as circunstâncias de mobilidade social dos diversos locais. O projeto rendeu também uma série de TV com depoimentos de sociólogos, empresários, economistas e filósofos. Ali, provavelmente, a conjuntura dessa nova classe média terá ficado mais clara e dado maior sentido à observação das famílias.