“para não dizer que ficou sem título”

A casa aqui está uma pequena usina de livros. Em apenas quatro dias, dois novos serão lançados no Rio, ambos pela Editora Jaguatirica. Neste sábado, dia 19, entre 17h e 19h, a Rosane lança um livro de microcontos intitulado para não dizer que ficou sem título. Será no estande 27 da Primavera Literária do Rio de Janeiro, que vai ocupar os jardins do Museu da República durante o fim de semana.

Na próxima terça-feira (22), será a minha vez de autografar Cinema de Fato: Anotações sobre Documentário, de 19h às 21h, no Espaço Cultural Olho da Rua, em Botafogo.

Todos estão convidados para os dois lançamentos, mas hoje vamos falar aqui do primeiro.

Depois de Outrorretratos e Margem de Erro, Rosane Nicolau está lançando o seu terceiro livro de contos. Neste caso, são microcontos de no máximo 140 toques cada, ao estilo do Twitter.

Embora não circule na rede social do Twitter, Rosane resolveu adotar esse critério de rapidez, síntese e economia em para não dizer que ficou sem título: “Essas são as diretrizes da escrita contemporânea nas redes sociais. Isso, porém, não significa que tudo o que cai na rede é peixe pequeno. Cabe a nós, usuários, tirar o melhor desse mundo que passa correndo diante de nossos olhos. Nem que seja preciso parar, voltar e ler de novo”, afirma a autora. “Neste livro, eu brinco com o limite de 140 toques do Twitter. É um teste para ver quanto de vida e de imaginação cabe nesse microespaço cotidiano”, completa.

Os temas são os mais variados, indo desde o próprio afã do escritor no mundo digital até os pequenos fenômenos da vida moderna e variações surpreendentes de provérbios populares e contos de fadas, passando também por paráfrases de autores célebres. Para o escritor Alexandre Coslei, autor do prefácio, “este livro é um oceano de pequenos arquipélagos. Ao uni-los, pela leitura, descortinamos o nosso intrigante continente humano. A autora nos oferece um afago à inteligência, relâmpagos que cortam e iluminam as noites cruas do pensamento”.

Sobre a autora

Rosane Nicolau é bibliotecária de formação e escritora por paixão. Seu conto “Mens sana” obteve o primeiro lugar no VIII Concurso Municipal de Conto da Fundação de Artes de Niterói (2010). Publicou os livros de contos “Outrorretratos” (Azougue, 2012) e “Margem de Erro” (Ibis Libris, 2013), este premiado na categoria Contos no III Prêmio Guavira de Literatura de Mato Grosso do Sul. O livro infantil “A Princesa e a Sombra do Duende” (Adonis, 2015) foi premiado no IV Concurso Agostinho de Cultura (Americana, SP).

PARA NÃO DIZER QUE FICOU SEM TÍTULO
Rosane Nicolau
Editora Jaguatirica, Rio de Janeiro, 2016
72 páginas
Preço: R$ 39,90 (R$ 30 no lançamento)

Lançamento
19/11/2016, de 17h a 19h
Primavera Literária do Rio de Janeiro, estande 27
Museu da República – Rua do Catete, 153
Rio de Janeiro
 

5 comentários sobre ““para não dizer que ficou sem título”

  1. “para não dizer que ficou sem título microcontos”, de Rosane Nicolau, é um livro pequeno de 68 páginas que a gente lê de um só fôlego, nos captura da primeira à última página e não termina aí.

    No seu provocador novo trabalho, de forma profunda e simples, Rosane abarca o micro e o macro da vida, gera reflexões e, no tortuoso caminho da memória, traz à tona lembranças de tristes e hilárias histórias, episódios distantes e próximos, ficções que deixam em aberto se são frutos da imaginação ou inspiradas pela realidade.

    No último Microcontos, Rosane lembra:

    – “não é o fim – o autor ausentou-se para trocar algumas ideias. Poderá retornar a qualquer momento”.

    Que esse retorno chegue logo.
    Beijos e parabéns,
    Myrna e Carlos

  2. Carlinhos e Rosane, talvez eu possa comparecer no sábado ao lançamento. Farei força. Abraços, Joaquim

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s