O Egito num camburão

As manifestações políticas dos últimos anos nos acostumaram com a estética do midiativismo: conflitos de rua filmados “de dentro”, câmeras e celulares riscando o ar em busca do flagrante mais eloquente, imagens de quem documenta e ao mesmo tempo se protege das escaramuças. CLASH se apropria dessa estética para narrar um episódio ficcional da revolta de 2013 no Egito, quando partidários da Irmandade Muçulmana se batiam contra simpatizantes do Exército, que havia deposto o presidente islâmico Mohamed Morsi.

A originalidade do filme de Mohamed Diab é que tudo se passa do ponto de vista do interior de um camburão, para onde os militares recolhem manifestantes suspeitos de violência. Sucessivamente, o interior do véiculo passa de prisão temporária a bunker de proteção contra os tiros e bombas do exterior, e daí a microcosmo da situação social e política do Egito. Jornalistas, militantes dos dois lados, desempregados e uma família reproduzem os choques de convicções e comportamentos que inflamam a vida do lado de fora. Enquanto aguardam uma vaga em presídio, os detentos se cozinham no calor e na sede, tendo as diminutas janelas do camburão como fonte de ar e de possível comunicação, mas também de agressões vindas de fora.

Para a situação convergem tanto os mal-entendidos de uma polarização política vivida às cegas, quanto a fragilidade de uma ordem comprometida pelo caos. E ainda os rigores de uma comunidade conservadora e militarizada contra os apelos da modernidade ocidental. Diversos incidentes indicam o papel decisivo dos laços familiares na formação do tecido político egípcio.

CLASH dramatiza tudo isso no espaço exíguo do carro e na expansão do nosso olhar através da porta e das janelas. O trabalho de câmera e montagem ali dentro é admirável, assim como a encenação e a sincronização dos eventos externos. Uma peça cinematográfica eletrizante, que rivaliza com os melhores documentários oriundos da Primavera Árabe.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s