A dança, do rascunho à estreia

Um ano depois de assumir o cargo de diretor da Cia. de Balé da Ópera de Paris, em 2014, o coreógrafo Benjamin Millepied ensaia um novo balé, intitulado “Clear Loud Bright Forward”. O longa documental RESET (Relève: Histoire d’une Création) acompanha os preparativos com burocrática dedicação. Numa fórmula de contagem regressiva, vemos breves insights desde os primeiros gestos de mão do coreógrafo até os ensaios, ameaças de greve, ajustes de todo tipo e a estreia três meses depois.

Muito do que seria a natureza do trabalho do coreógrafo e da criação de um espetáculo do gênero se perde numa edição exuberante, mas própria do cinema, não da dança. Embora as imagens sejam impecáveis e o ritmo quase sempre contagiante, a impressão de um grande clipe promocional predomina sobre a imersão na experiência cênica. A duração, um tanto longa, sugere que os montadores se encantaram além da conta com o material.

Benjamin Millepied (o sobrenome, “mil pés”, é natural mesmo!) é simpático e cool, bem distante do estereótipo do coreógrafo estressado e autoritário. Ele era crítico em relação ao status excepcional da companhia parisiense. Estava empenhado em desrobotizar e desmilitarizar os seus pupilos. Escolheu trabalhar com integrantes do corpo de baile, em vez de primeiros bailarinos, e incluiu uma negra para combater o “racismo” do Balé da Ópera. Talvez por esse conjunto de obra, se demitiria quatro meses depois dessa estreia.

O documentário de Thierry Demaizière e Alban Teurlai enfoca os lugares-comum do gênero making of e limita-se com muito pudor ao ambiente profissional. Para saber, por exemplo, que Millepied foi coreógrafo do filme “Cisne Negro” e é casado com a atriz Natalie Portman, só clicando na internet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s