Festival do Rio: Los Territorios

O filme de Iván Granovsky se filia a uma escola de documentários latino-americanos autorreflexivos e auto-ironizantes, na qual se encaixam o colombiano Luis Ospina e o argentino Andrés Di Tella. São trabalhos que frequentemente se referem ao próprio fracasso de suas intenções e procuram desmontar os cânones da verdade documental.

Iván é filho do famoso jornalista político argentino Martin Granovsky. Quando criança, ele idealizava o pai como um intrépido correspondente de guerra, mas depois ficou sabendo que Martin nunca cobrira nenhum grande conflito. Resolve, então, partir ele mesmo em busca do “seu front”. Com viagens financiadas pela mãe ou por programas de bolsas, e fazendo bicos para revistas e TVs estrangeiras, ele se manda para lugares como La Paz, Madri, País Basco, Coimbra, Paris, Berlim, Lesbos (Grécia), Jerusalém e Ramallah.

A ideia é aproximar-se de zonas de conflito e de correspondentes de guerra, mas a falta de carisma e de experiência não o ajuda muito. O filme se constitui desse périplo pelas bordas do perigo, entre tentativas frustradas de documentar, conquistar garotas e vender crônicas para publicações. As relações de dependência com o pai e a mãe reforçam o olhar autodepreciativo que Iván lança ao personagem de si mesmo.

O humor documental é perseguido não só através da auto-imagem, mas também da falsificação assumida. Entre os projetos de filmes esboçados por Iván estão uma aventura com amigos argentinos fantasiados de curdos iraquianos e a história de uma dupla que vem a Brasília para entrevistar “o rei do mundo subterrâneo, Michel Temer”.

LOS TERRITORIOS é uma coprodução de Argentina, Brasil e Palestina. Iván viaja muito em dois sentidos. Na geografia e na pretensão de fazer um filme esperto sobre uma obsessão pessoal. Não é ruim acompanhá-lo nessa egotrip, mas, ao final, a sensação de frustração não é só dele. É nossa também.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s