Mais médicos como Luis Rey

REY, CIÊNCIA EM DEFESA DA VIDA

O Selo Fiocruz Vídeo é provavelmente o melhor canal de divulgação de filmes científicos em vigor no Brasil. Os documentários levam a chancela prestigiosa da Fundação Oswaldo Cruz e cobrem, em sua grande maioria, assuntos de saúde pública e a própria história do filme científico brasileiro.

O mais novo lançamento do Selo é uma produção do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz. O média-metragem REY, CIÊNCIA EM DEFESA DA VIDA faz um perfil do médico Luis Rey (1918-2016), um dos grandes nomes da parasitologia no Brasil e no mundo. Em tempos de vergonha nacional por conta da expulsão dos médicos cubanos, é bom conhecer o trabalho de um homem que dedicou sua carreira a estudar e curar endemias nos confins do país.

Luis Rey não queria a vida confortável de médico de consultório. Embrenhou-se pela Amazônia e o Mato Grosso no combate à esquistossomose. Sua opção pelos pobres e remotos se fundava na associação da medicina aos problemas sociais, o que equivalia a apontar a miséria e a falta de saneamento como fontes das doenças.

O golpe de 1964 atingiu o departamento em que ele trabalhava na Faculdade de Medicina de São Paulo (chamado “departamento vermelho”) e Rey foi cassado sob a acusação de ser comunista. Exilou-se no México e posteriormente na Suíça e na Tunísia, já então como consultor da Organização Mundial da Saúde. Deixou um legado amplamente reconhecido por seus pares e discípulos.

O doc dirigido por Marina Saraiva e Wagner de Oliveira se vale de muitas fotos, depoimentos e gravações de Luis Rey. A modéstia da técnica não impede que o registro traga à luz um cientista importante e ecoe na consciência dos que hoje colocam a saúde pública do Brasil em perigo.

REY, CIÊNCIA EM DEFESA DA VIDA será exibido no festival Arquivo em Cartaz, no Arquivo Nacional (Rio), no próximo dia 14 de dezembro, às 16h. Pode também ser visto no Youtube:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s