Damas em conversa (a)fiada

CHÁ COM AS DAMAS

Antes de mais nada, é preciso informar que ninguém toma chá em CHÁ COM AS DAMAS. Elas bebem, isso sim, água com folhas de hortelã e eventualmente champagne. O título internacional de Nothing Like a Dame procura fazer uma conexão com Chá com Mussolini, de Franco Zeffirelli, em que Maggie Smith, Judi Dench e Joan Plowright atuaram. A essas três junta-se agora Eileen Atkins para uma sessão de reminiscências e fofocas.

O documentário de Roger Michel não disfarça – ao contrário, sublinha – o caráter improvisado e informal desse encontro. As quatro, galardoadas com o título honorífico de Damas pela Família Real britânica, são velhas amigas que costumam se reunir regularmente. O filme aproveita uma dessas ocasiões para incentivá-las a falar de suas carreiras, dos sentimentos envolvidos na arte de representar, de envelhecimento, among other things.

A montagem final incorporou momentos de descontração, comentários irreverentes sobre a própria filmagem e até um surto de rudeza de Maggie Smith, quando ela expulsa o fotógrafo de cena. É constante a simbiose entre depoimentos sóbrios, tiradas irônicas e piadas internas de gosto tipicamente inglês.

Não deixa de ser curioso e divertido ver aquelas monstras sagradas tirando sarro umas das outras e recordando passagens pitorescas de suas trajetórias. Joan Plowright, depois de ter perdido a visão, e apesar de menos popular e menos premiada que Maggie e Judi, carrega um trunfo sobre as demais: foi casada com Laurence Olivier. Não faltam referências mordazes à vida do casal.

CHÁ COM AS DAMAS deixa de alcançar um maior interesse por conta da superficialidade das abordagens. Não sei se por opção do diretor ou por condição imposta pelas atrizes, toda a conversa se resume a observações pontuais sobre generalidades. As Damas são maravilhosas, inteligentes e engraçadas, mas fingir que são elas próprias talvez não esteja entre seus melhores papéis.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s