As astronautas do mar

AMA-SAN

As imagens de AMA-SAN são muito bonitas. O uso de uma baixa profundidade de campo desfoca os fundos e realça os primeiros planos. A câmera é precisa e delicada ao acompanhar as ações, as conversas e os gestos das ama-san, mulheres que ganham a vida mergulhando no mar do Japão para catar algas, ouriços, abalones, ostras e suas pérolas.

“Drifters”

Mas é essa vontade de beleza da diretora portuguesa Claudia Varejão, também responsável pela fotografia, que impõe um limite a seu documentário. AMA-SAN parece mais interessado em estetizar o cotidiano das personagens do que em aprofundar uma visão etnográfica. Embora elas estejam ali pelo caráter rude e tradicional do seu trabalho – mergulhar com a respiração presa durante longos minutos –, esse aspecto de suas vidas é apenas esboçado em três sequências marítimas, que nos trazem à mente o paradigma do pioneiro Drifters, de John Grierson, sobre os pescadores de arenque do Mar do Norte.

O restante se compõe de observação de domesticidades. Elas conversam, divertem-se em família, cantam em karaokês, fazem  refeições e se referem superficialmente ao mar. Nada é dito sobre essa profissão que existe há cerca de 2000 anos, sempre realizada por mulheres. O grupo retratado na ilha pesqueira de Wagu só inclui um homem, o capitão do barco, figura quase folclórica que encarna o patriarcado ainda dominante. A feminilidade é destacada nos momentos quase ritualísticos em que elas preparam suas indumentárias de mergulho.

A família de Mayumi Mitsuhashi, onde Claudia ancorou sua observação, não é desprovida do encanto da rotina de que falava Yasujiro Ozu. Mas AMA-SAN acaba se ocupando mais de uma intimidade genérica e minimizando o que é específico a essas astronautas do mar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s