Que vivam os murais!

O México tem muito para encher os olhos de quem passa por lá. Mas nada sidera mais as nossas pupilas do que os murais (fixos) e painéis (móveis) que decoram os prédios públicos da capital. O muralismo mexicano, movimento único que durou dos anos 1920 aos 1970, cobriu paredes e tetos de edifícios com cenas épicas, trágicas ou etnográficas do povo mexicano e sua história.

Os povos mesoamericanos (pré-Colombo), os horrores do domínio espanhol, a independência e a revolução mexicana, assim como os hábitos comunitários, o trabalho no campo e nas cidades são retratados com grandiosidade nas obras de artistas comprometidos com as lutas populares, como Diego Rivera, David Alfaro Siqueiros e José Clemente Orozco. Apenas para citar os mais célebres entre muitos muralistas geniais.

Nessa minha recente viagem, pude fotografar com calma os murais de quatro grandes edifícios públicos: o Palacio de Bellas Artes, o Palacio Nacional, a Secretaria de Educación Pública e o Antiguo Colegio de San Ildefonso, onde se encontra o crème-de-la-crème do muralismo na Cidade do México. Infelizmente, a quinta gema do circuito, a Suprema Corte de Justicia, estava fechada por conta de manifestações políticas.

No link abaixo, meu álbum de fotos dos murais de CDMX. Além dos prédios citados, há murais situados em outros pontos da cidade. Nem sempre a luminosidade dos locais favorecia uma reprodução mais fiel do fantástico colorido dos afrescos e painéis. Mas é possível contemplar o gigantismo e o detalhismo das obras. Algumas fotos estão legendadas com informações de localização e eventuais curiosidades.

Clique aqui: https://photos.app.goo.gl/KNJyGK4NhLvXTfht8

2 comentários sobre “Que vivam os murais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s