Andriele, aberta a planos

CÉU ABERTO no Olhar de Cinema

Sondar o pensamento de jovens fora dos grandes centros é quase uma vertente do documentário brasileiro contemporâneo. Lembremo-nos de Morro do Céu, de Gustavo Spolidoro, e A Falta que me Faz, de Marília Rocha, por exemplo (escrevi aqui sobre eles). Céu Aberto vem se juntar a esse filão com o retrato ocasional de uma menina do interior do Rio Grande do Sul.

Andriele Rodrigues Soares não tem nada que a diferencie de tantas de sua idade vivendo no interior. Divide-se entre a dura lida com o gado do pai “na campanha” (a céu aberto) e o sonho de se mudar para a cidade – ainda que esta seja a nada grande Dom Pedrito. Quer fazer veterinária e zootecnia, mas não resiste ao desejo de trabalhar com maquiagem. Modéstia e vaidade se confundem nos sorrisos frequentes. “Sou muito aberta a planos”, define-se.

A diretora Elisa Pessoa filmou Andriele entre 2016 e 2021, dos 13 aos 18 anos. O acompanhamento não foi dos mais rigorosos, tanto que perdeu as fases cruciais do primeiro namoro e do primeiro emprego. Sobre isso temos apenas referências a posteriori da protagonista, o que, num documentário de convivência, é um pecado mais que venial. A filmagem das experiências é muitas vezes substituída pela narração em primeira pessoa, até porque Andriele assumiu o compromisso de se filmar numa espécie de video-diário, sabotado por sua timidez. Por sua vez, fatos como a eleição do atual presid(o)ente e o avanço da pandemia são citados em emissões radiofônicas visivelmente desconectadas da realidade efeitvamente filmada.

Se o filme falha nesses aspectos essenciais, há uma certa compensação na forma gentil e franca com que a moça se coloca diante da câmera. Assim viajamos por um cotidiano dominado pela música sertaneja, o agronegócio e o apelo dos influencers digitais. Enquanto a vida segue seu curso da forma mais tradicional, Andriele insiste nas suas quimeras de “sonhos” e “planos”. A certo ponto, parece desistir deles, mas continua. Na ideologia de sucesso difundida atualmente, você pode não ter nada, mas precisa ter sonhos e planos.

>> Céu Aberto pode ser visto aqui, até 23h59 de quinta-feira, 9/6. Aos não gaúchos recomendo acionar as legendas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s