Angola dança

outrasfrases_cartazA dança é a atração da Mostra África Hoje, no Canal Brasil à 0:15 de terça para quarta. Não uma dança qualquer. O documentário Outras Frases mostra o nascimento e a evolução da dança contemporânea em Angola.

Para quem não imagina, é uma surpresa e tanto conhecer o trabalho da bailarina e coreógrafa Ana Clara Guerra Marques. Ela tinha somente 16 anos quando Angola se tornou independente e as novas autoridades da cultura a chamaram para fundar uma escola de dança em Luanda, a capital do país. Ana Clara partiu para uma experiência arrojada, que consistia em combinar os princípios da dança clássica ocidental com as tradições da dança africana – as sapatilhas com as máscaras do folclore. Mais que isso, levou a vida das ruas e as questões sociais para o palco. Acabou encontrando muitas resistências da sociedade e mesmo do governo angolano. Mais tarde fundaria a Companhia de Dança Contemporânea de Angola, que até hoje pratica um misto de teatro e dança, uma arte esfuziante de criatividade e temperada pela crítica social.

O filme é dirigido pelo português Jorge Antonio, marido de Ana Clara e produtor executivo da companhia de dança. Ele conta a trajetória de sua mulher tendo como pano de fundo os conflitos políticos da recente história angolana. Entre os artistas e escritores que ajudam a contextualizar essa reinvenção da dança de Angola estão os consagrados Luandino Vieira e José Eduardo Agualusa. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s