O que ouvem os tomates

TOMATES, MOLHO E WAGNER na Mostra Ecofalante

A Grécia foi notícia nos últimos dez anos pela severa crise econômico-financeira que empobreceu o país drasticamente. Tomates, Molho e Wagner (When Tomatoes Met Wagner), atração da 9ª Mostra Ecofalante, é – pelo menos em certa medida – um antídoto ao baixo astral. Trata de uma pequena comunidade rural que aposta no cultivo de tomates e cebolas para escapar à falência e colocar seus potes de antipasto nas prateleiras dos supermercados estrangeiros.

O filme foi selecionado como concorrente grego à indicação ao Oscar internacional em 2020. Tal como o macedônio Honeyland, com que guarda algum parentesco, foi um raro documentário escolhido por seu país para disputar a estatueta dourada. Não chegou lá, mas tem seus encantos.

No minúsculo povoado Elias, dois primos gerenciam uma fazenda, trabalhando com cinco mulheres já não tão jovens no cultivo de tomates orgânicos. Tudo é feito com as mãos – do plantio à colheita, à pasteurização, ao envase e à rotulagem dos vidros. Uma aura de humor e savoir-vivre parece envolver a todos na rotina do trabalho e das conversas infindáveis.

Se existe algum conflito, é quanto ao tipo de música escolhido para supostamente estimular o amadurecimento dos tomates. Um dos gerentes prefere a música tradicional grega e o outro, a música clássica, Wagner de preferência. Eles dispõem caixas de som na plantação e aguardam o efeito da melodia sobre os tomates.

A diretora Marianna Economou trabalha na fronteira entre a observação e a autoencenação do alegre grupo, que por sua vez ostenta uma proverbial disposição para ficar à vontade diante das câmeras. A certa altura, ela os acompanha numa viagem à Bélgica para testar a recepção dos seus produtos no comércio local. Surgem cenas de grande hilaridade, baseadas na forma singela e simpática com que os gregos se comportam nos negócios. Nessa viagem, eles descobrem também que não basta ser orgânicos e sustentáveis para atender às novas demandas do mercado. Havia outras exigências e muita quinoa no meio do caminho.

Tomates, Molho e Wagner está disponível aqui por 24 horas a partir de 5/9 às 15h.

O trailer:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s