Pernambuco, pernambucos

Baile PerfumadoLançado no Cine-PE e trazido por Joana Nin, recebi um exemplar de O Novo Ciclo de Cinema em Pernambuco – A Questão do Estilo, de Amanda Mansur Custódio Nogueira (Editora Universitária UFPE). O livro, resultado de uma dissertação de mestrado, procura investigar se existe, de fato, esse tal “cinema pernambucano” de que tanto se fala desde a erupção de Baile Perfumado (1997).

A resposta de Amanda é sim, mas para caracterizar o “novo ciclo” ela concentra o estudo em oito longas-metragens de um grupo mais ou menos coeso: Baile Perfumado, O Rap do Pequeno Príncipe contra as Almas Sebosas, Amarelo Manga, Cinema, Aspirinas e Urubus, Árido Movie, Baixio das Bestas, Cartola e Deserto Feliz. Marca de estudo acadêmico é concentrar para aprofundar. Assim Amanda encontra sinais de identificação estilística como a auto-referencialidade, a brodagem, o “privilégio à música” e as problematizações identitárias. A análise converge para reforçar a imagem de grupo e, a partir dela, a ideia de ciclo.

É interessante confrontar a argumentação de Amanda com a matéria de Luiz Joaquim para a revista Filme Cultura 50. A certa altura de Os Frutos da Audácia Pernambucana, depois de citar quatro dos longas acima, o jornalista sustenta que “tentar enxergar Pernambuco por apenas qualquer um dos quatro filmes ou por eles reunidos seria redutor”. Daí seu artigo abarcar também manifestações decisivas na área do curta-metragem e do documentário. A revitalizadora produção da Símio, os curtas primorosos de Kléber Mendonça Filho e os docs de Gabriel Mascaro e Marcelo Pedroso não podem ser deixados de lado quando se pensa no cinema pernambucano atual.

Amanda e Luiz Joaquim se complementam na medida em que a matéria dele atualiza e amplifica o livro dela, enquanto o livro embrenha-se com boa disposição no manguezal estético dos longas e nas origens do ciclo.        

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s