Tablóide

Os fatos da vida de Joyce McKinney parecem uma sucessão de manchetes sensacionalistas: eleição de Miss Wyoming, sequestro de um namorado mórmon, sexo com correntes, prisão, bilhetes traficados na vagina, disfarces, anúncios sexuais falsificados, roubo dos originais de um livro, estraçalhamento por um cão, clonagem de outro cão… Uma história, enfim, de muitos escândalos e, paradoxalmente, uma irremediável solidão.

Em Tablóide, a própria Joyce nos oferece sua versão, num misto de ingenuidade e malícia, olhos cravados na lente do Interrotron, o equipamento criado por Errol Morris que permite ao entrevistado conversar com a imagem do diretor através de uma espécie de teleprompter. O Interrotron fornece essa mirada muito direta que tanto caracteriza as entrevistas de Morris. No caso aqui, o olhar sem intermediação é fundamental para a abordagem “bisbilhoteira”. Tablóide, afinal, é a fofoca elevada a obra de arte.

Morris explora a estética dos jornais tablóides: recortes, palavras gigantes na tela, imagens icônias/irônicas de filmes e anúncios antigos para ilustrar os relatos. O efeito de hilaridade é irresistível, à medida que as histórias se sucedem num crescendo de absurdo e de patético. A verdade é algo sem nenhuma importância na névoa dos boatos. Errol Morris não se interessa por investigar a veracidade disso ou daquilo, mas sim pelas repercussões que flutuam no espaço midiático – incluindo aí a consciência da protagonista, também ela convertida em mídia de si mesma.

Tablóide é também um filme inspirador para documentaristas. Com uma boa personagem, poucas entrevistas, um material praticamente sem custo e uma escolha firme e certa de tom, Morris dá (mais) uma aula de economia e inteligência.

2 comentários sobre “Tablóide

  1. Pingback: Errol Morris, etc | ...rastros de carmattos

  2. Pingback: Meus melhores de 2011 « …rastros de carmattos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s