Finisterrae

Não creio que haja concorrente ao título de filme mais esquisito do Festival do Rio. O catalão Finisterrae (atenção, não confunda com o italiano Terraferma) é uma espécie de road movie interpretado por dois fantasmas de lençol que, como o anjo de Asas do Desejo, estão cansados daquele limbo e querem tornar-se seres vivos. Para isso, saem de um palco de teatro para as estradas e montanhas em direção (geograficamente “livre”) a Santiago de Compostela e dali ao Cabo Finisterra (“Fim do Mundo”), na Galícia. Ao contrário de Quixote e Sancho Pança, eles falam russo. Por onde passam, as árvores têm ouvidos e eventualmente exibem vídeos de arte escatológica catalã dos anos 1980.

Para quem não está familiarizado com o surrealismo catalão, a lentíssima viagem pode ser bem enfadonha. A menos que se possa encontrar socorro em alguma relação com as fábulas de Alejandro Jodorowski ou nas lembranças dos truques ingênuos de Méliès, como aparições e desaparições com fumaça, movimentos revertidos e imagens de ponta-cabeça. O diretor Sergio Caballero faz chistes com a metafísica, os romances de cavalaria e o repertório das fábulas envolvendo homens, animais e seres sobrenaturais. A beleza das imagens, sempre teatralizadas, de bosques, estúdios e castelos indica estar aí o foco do interesse de Caballero. Ele é curador visual do festival de música Sonar, que acontece anualmente em Barcelona. Para este seu primeiro longa-metragem, o bravo começou por selecionar as músicas antigas, obras atonais e hits alternativos da trilha sonora. Depois filmou sua aventura fantasmal sem som direto. Por fim, acrescentou os sons e criou os esparsos diálogos em russo.

Eis uma experimentação que respira melhor no contexto de eventos de arte contemporânea. O Festival de Roterdã, porém, deu-lhe um de seus principais prêmios este ano. Ou seja, tudo é possível. Se aquilo é um fino comentário cultural ou uma rematada e incongruente tolice, só o humor e o background de cada espectador podem decidir. No meu caso, fecho completamente com a segunda opção.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s