O recreio de Paul Thomas Anderson

LICORICE PIZZA no streaming

Esqueça a gravidade de Sangue Negro, O Mestre e Trama Fantasma. Paul Thomas Anderson está na hora do recreio com Licorice Pizza, uma amável maluquice romântica ambientada em San Fernando Valley, região de Los Angeles onde ele nasceu e filmou Boogie Nights e Magnólia. A época é 1973, quando bolachões de vinil eram vendidos na cadeia de lojas Licorice Pizza (que dá nome ao filme mas não aparece) e a primeira crise do petróleo deixava motoristas a pé.

Nesse cenário provinciano, mas próximo de Hollywood, Alana e Gary vivem uma amizade fadada a se tornar amor. Ele vai fazer 16 anos e dá em cima dela com seu tino de empreendedor precoce. Ela tem 25 e se esforça para não aceitar a corte de um pirralho. Mas Gary acaba envolvendo-a em seus variados negócios, o que os leva a se comportar como bolas de fliperama, se aproximando, se chocando e se afastando sucessivamente.

Uma loja de fliperama é um dos projetos de Gary, depois de fazer publicidade para restaurante japonês e vender colchões d’água. O personagem é baseado em experiências reais do produtor e ex-ator infantil Gary Goetzman. A similaridade entre amor e empreendimento é um traço definidor de certa dramaturgia estadunidense, que Paul Thomas Anderson explora aqui de maneira muito assumida e divertida. Todos parecem divididos entre um possível romance e um interesse profissional, quando não tentando combinar as duas coisas.

Ao contrário de Gary, focado em seus objetivos, Alana é uma mariposa que se encanta por qualquer flor que apareça no seu voo. No entanto, uma força centrípeta a colocará sempre na órbita do apaixonado Gary. Nenhuma grande novidade nesse storyline, a não ser a extrema perícia do diretor-roteirista em torná-la atraente.

Os diálogos reservam surpresas a todo momento. Os atores excedem na capacidade de sugerir reações e comportamentos nos quais todos nós podemos nos espelhar em nossos momentos de indecisão, desejo e fragilidade. Os personagens são guiados por um misto de inocência e ambição que pode ora nos encantar, ora parecer ameno e casto demais.

Alana é de família judia, como é de fato a atriz Alana Haim, que integra a banda de pop rock Haim junto com as irmãs Ester e Danielle. Anderson já dirigiu vários clipes da banda e agora elevou Alana ao estrelato no cinema. Gary é vivido por Cooper Hoffman, filho de Phillip Seymour Hoffman, ator presente em cinco filmes de Anderson e falecido em 2014. A “família” cinematográfica se completa com participações rápidas de Sean Penn como uma emulação de William Holden, Tom Waits como um diretor de cinema tomwaitsiano, Bradley Cooper como um tresloucado namorado de Barbra Streisand e mais um punhado de atores em pontas especiais.

São muitos os fatores que fornecem a Licorice Pizza um charme irresistível. Um charme que, a meu ver, compensa sua relativa trivialidade de fundo. Senti algo parecido justamente em 1973, quando vi American Graffiti (Loucuras de Verão). Este, juntamente com Picardias Estudantis (1982) foram influências confessas de Paul Thomas Anderson.

>> Licorice Pizza está nas plataformas Youtube Movies, Google Play e AppleTV  

2 comentários sobre “O recreio de Paul Thomas Anderson

  1. Certíssimo. Você acredita que o Peter Bradshaw achava que tinha que ganhar o
    Oscar de melhor filme? Eu ri e tive que concordar com ele. A lista desse ano foi tão fraca que achei a sugestão sensacional!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s