As muitas eras da Anatólia

Anfiteatro de Hierápolis

Os dois terços a oeste da Turquia, conhecidos como Anatólia ou Ásia Menor, são um dos lugares mais fascinantes do mundo. Lá estão a deslumbrante Capadócia (veja meu vídeo de um voo de balão), uma série de ruínas greco-romanas como as de Éfeso (meu vídeo aqui) e balneários famosos como Izmir e Kuşadasi. É também a parte mais tradicional do país, bem distante do cosmopolitismo europeu de Istambul (cujas mesquitas estão neste vídeo).

Em nossa viagem de 2015 à Turquia, eu e Rosane fizemos o far-west até Kuşadasi, à beira do Mar Egeu, e dali partimos para Éfeso, Pamukkale e Hierápolis.

Kuşadasi

Kuşadasi é um local de veraneio muito relax e agradável, servindo também de ponto de partida de excursões para esse extremo oeste da Turquia. A 185 km dali estão as incríveis piscinas marmóreas de Pamukkale (castelo de algodão, em turco). Um fenômeno térmico provoca a erupção de carbonato de cálcio, que derrama pelas colinas formando os pequenos lagos de água leitosa.

Pamukkale

Logo ao lado estão as ruínas de Hierápolis, cidade termal cultuada pelos romanos desde o século II AC. Um anfiteatro romano muito bem conservado e diversas construções da época podem ser visitados, além de uma necrópole que constitui um autêntico portfólio da arquitetura funerária durante o Império Romano. Em Hierápolis, mediante módico pagamento, somos autorizados a nadar na piscina supostamente mandada construir por Cleópatra para seus banhos medicinais. O piso é formado por fragmentos de colunas e pórticos romanos.

O vídeo tem 20 minutos, com trilha musical de René Aubry e músicas da Antiguidade grega e romana.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s