Os dois terços a oeste da Turquia, conhecidos como Anatólia ou Ásia Menor, são um dos lugares mais fascinantes do mundo. Lá estão a deslumbrante Capadócia (veja meu vídeo de um voo de balão), uma série de ruínas greco-romanas como as de Éfeso (meu vídeo aqui) e balneários famosos como Izmir e Kuşadasi. É também a parte mais tradicional do país, bem distante do cosmopolitismo europeu de Istambul (cujas mesquitas estão neste vídeo).
Em nossa viagem de 2015 à Turquia, eu e Rosane fizemos o far-west até Kuşadasi, à beira do Mar Egeu, e dali partimos para Éfeso, Pamukkale e Hierápolis.
Kuşadasi é um local de veraneio muito relax e agradável, servindo também de ponto de partida de excursões para esse extremo oeste da Turquia. A 185 km dali estão as incríveis piscinas marmóreas de Pamukkale (castelo de algodão, em turco). Um fenômeno térmico provoca a erupção de carbonato de cálcio, que derrama pelas colinas formando os pequenos lagos de água leitosa.
Logo ao lado estão as ruínas de Hierápolis, cidade termal cultuada pelos romanos desde o século II AC. Um anfiteatro romano muito bem conservado e diversas construções da época podem ser visitados, além de uma necrópole que constitui um autêntico portfólio da arquitetura funerária durante o Império Romano. Em Hierápolis, mediante módico pagamento, somos autorizados a nadar na piscina supostamente mandada construir por Cleópatra para seus banhos medicinais. O piso é formado por fragmentos de colunas e pórticos romanos.
O vídeo tem 20 minutos, com trilha musical de René Aubry e músicas da Antiguidade grega e romana.