Sérgio, um Brasileiro no Mundo

(Sergio)

Doc bio. Na verdade, a biografia de Sérgio Vieira de Mello, como escrita por Samantha Power, é o ponto de partida para um filme que vai ao cerne de várias questões. Ao concentrar-se principalmente no atentado do dia 19/8/2003 em Bagdá, o diretor Greg Barker funde um comovente drama humano com detalhes (ainda) reveladores do absurdo que foi a presença da coalizão liderada pelos EUA no Iraque. É absorvente e às vezes lancinante a reconstituição dos trabalhos de resgate – com vinhetas reencenadas à Errol Morris – e o relato de envolvidos, testemunhas e sobreviventes. Ao mesmo tempo, lá está a dimensão grandiosa desse super-diplomata e bombeiro político, comparado a uma mistura de James Bond com Bobby Kennedy. E ainda sua carismática figura humana, sem faltar menção às relações extra-conjugais. Um belíssimo doc de recorte clássico, comedido e irretocável na forma como trata uma perda trágica para o mundo inteiro. ♦♦♦♦

2 comentários sobre “Sérgio, um Brasileiro no Mundo

  1. Achei o pior até agora. Um programinha de tv com um roteiro amarrado do início ao fim, sem fissuras. Não entendo o motivo que levou o Festival do Rio selecionar tal “filme”, classificando como cinema documentário.
    Para onde pretendem direcionar o gênero?

    • O roteiro amarrado, no caso de um documentário biográfico, é uma virtude, não um defeito. Não estamos na seara dos flagrantes, das investigações ou dos debates. O filme levanta aspectos da vida e da carreira de SVM e toma o episódio de sua morte como sinal de um quadro maior. Ninguém está pretendendo “direcionar” nada para lugar nenhum. Cinema não é veículo, mas arte que se constrói em liberdade. Também não concordo com a classificação do documentário como “gênero”. Isso é coisa de locadora. Documentário e ficção são campos de relação com a realidade. Em ambos podem estar contidos todos os gêneros. “Sergio”, por fim, já é considerado pela crítica internacional um dos melhores docs da temporada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s