Terra em transe

O professor Tunico Amâncio escreveu um livro de pesquisa indispensável chamado O Brasil dos Gringos, análise de um conjunto de filmes que expressavam o olhar estrangeiro sobre o Brasil. Ele provavelmente incluiria HÍBRIDOS – OS ESPÍRITOS DO BRASIL nessa vertente. O documentário, em cartaz no Rio somente no Reserva Cultural de Niterói, é uma coletânea virtuosa de imagens e sons sobre rituais místicos do Norte ao Sul do país. Índios do Xingu, romeiros do Círio de Nazaré e da procissão do Senhor dos Navegantes na Bahia, congadeiros de Minas, ministros de passes espíritas, praticantes da umbanda, fiéis do Santo Daime e da umbandaime, rezadores, cultores de Iemanjá, adeptos de sexo tântrico…

Os cineastas e pesquisadores franceses Priscilla Telmon e Vincent Moon conduzem um projeto multimídia (eles chamam de trans-cinema) com esse material coletado de 2014 a 2017. Têm uma postura de câmera respeitosa diante de todas as pessoas e situações filmadas, apesar de sempre muito próxima. O resultado não apela para o exotismo comum no olhar de gringo. Há perícia e sensibilidade na captação dos ritmos, das cores e da performance corporal dos vários tipos de transe. Não pude confirmar, mas a textura das imagens sugere o uso de película 16mm em lugar dos modernos suportes videográficos. Ou algum tipo de tratamento que gera resultado semelhante.

Ainda assim, o filme se ressente da falta de alguma afirmação etnográfica perceptível que transcendesse o belo material filmado. Tudo se esgota na plasticidade visual e sonora, bonitas construções rítmicas na edição e um sutil protagonismo das mãos atravessando distintas religiões e contextos. A beleza e a sobriedade, porém, não afastam a impressão de um cinema, no fundo, meramente extrativista. Um filme de gringo, com certeza.

HÍBRIDOS passa com debate na Mostra do Filme Livre, nos seguintes locais e horários:

• Rio – Dia 28-03-2018 (Quarta-feira)
18:30 – Especial Híbridos – Sessão seguida de debate (CCBB – Cinema 1 /RJ)
• S. Paulo – Dia 04-04-2018 (Quarta-feira)
19:00 – Especial Híbridos – Sessão seguida de debate (CCBB – Cinema /SP)
• Brasília – Dia 24-04-2018 (Terça-feira)
19:00 – Especial Híbridos – Sessão Seguida de Debate (CCBB – Cinema /DF)

2 comentários sobre “Terra em transe

  1. Adorei a expressão cine extrativista. Deu vontade de rever o maravilhoso doc de win wenders sobre rituais africanos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s