LINHA TÊNUE no Cinema Virtual
Filme brilhante, Linha Tênue (Arryithmia) estreou na plataforma Cinema Virtual. É um drama de grande realismo que narra em paralelo uma crise conjugal e uma visão cáustica da burocracia no sistema hospitalar russo. Aleksandr Yatsenko, excelente ator de estirpe meyerholdiana, desses que atuam com o corpo inteiro, vive um paramédico alcoólatra, ansioso, mas que se esforça e até se arrisca profissionalmente para salvar vidas na sua ambulância. Sua mulher (Irina Gorbacheva), médica no mesmo hospital, perdeu o interesse por ele e pede o divórcio por mensagem de texto.
Os personagens são complexos e multifacetados, assim como a relação do casal, que mantém um laço de dependência apesar do conflito e do estresse. O atendimento no hospital, por sua vez, é devotado mas ríspido, a ponto de os médicos discutirem grosseiramente entre si diante de pacientes em estado grave. Para piorar ainda mais, o novo chefe da unidade de emergência insiste em implantar um regime desumano com a desculpa de uma maior eficiência.
O filme oscila entre algum humor e cenas de muita crueza no dia a dia dos paramédicos. A direção de Boris Khlebnikov é impecável, baseada na agilidade documental da câmera e na excelência dos atores – dos protagonistas aos coadjuvantes atendidos em acidentes, brigas de rua e emergências domésticas. Premiado como o melhor filme russo de 2017, Linha Tênue articula o pessoal e o profissional para deixar patentes alguns dilemas e contradições da Rússia de hoje.