O estranho sequestro da Flor de Sino

DORMIR ASSIM COMO SONHAR no streaming

As primeiras imagens desse excêntrico filme japonês evocam o clássico hollywoodiano Crepúsculo dos Deuses. Uma velha estrela do cinema mudo assiste a um de seus filmes em sua lúgubre mansão. Ao redor dela, um fiel e também idoso mordomo, que será também seu diretor, a exemplo de Erich Von Stroheim com Norma Desmond. O filme queima no projetor antes que o mistério da história se esclareça. É a senha para deslanchar uma trama que mistura cinema e realidade, onirismo e aventura criminal.

Flor de Cerejeira, a dama da mansão, manda contratar o detetive Uotsoka para desvendar o sequestro da jovem Flor de Sino, que está nas mãos de uma gangue autodenominada M. Pathé & Co. Uotsoka, um inveterado devorador de ovos cozidos, e seu ajudante infantilizado, mas bom de karatê, seguem as pistas deixadas pelos sequestradores, que só fazem elevar o valor do resgate e deixar novos enigmas.

Dormir Assim Como Sonhar (Yumemiru yôni nemuritai) foi rodado em 1987, mas evoca duas fases anteriores da história do cinema. É um filme noir silencioso apresentado como comédia. Apenas alguns ruídos e vocalizações selecionados são ouvidos, enquanto os diálogos principais se dão por intertítulos ou pantomima. Um privilégio vocal é concedido à figura do benshi, que narrava os filmes silenciosos no Japão. O labirinto seguido pelo detetive é composto por atrações lúdicas: parque de diversões, feira de variedades, apresentações de ilusionistas, números de circo, charadas, giroscópios… E o próprio cinema, de onde tudo parte e para onde tudo se encaminha.

Num dado momento, a gente se vê em meio a um vale-tudo fabulatório, com todas as conexões lógicas jogadas para o alto. Uma sequência de quiproquó numa sala de cinema lança farpas contra a censura de filmes no Japão. Por fim, a maluquice culmina com a visita do detetive e do ajudante à casa da velha estrela, onde o mordomo-diretor prepara o desfecho. E esta Norma Desmond japonesa ganha então seu último close, duvidosamente triunfal.

A cópia que circula no streaming é da restauração do filme em 2019 e deixa patente a qualidade da fotografia em preto e branco de Yuichi Nagata.

>> Dormir Assim Como Sonhar está na plataforma Filmicca.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s