Genitália e poder

O filme desta semana na Mostra África Hoje (Canal Brasil, 0h15 de terça para quarta) tem um título aparentemente amável: O Dia que eu Nunca Esquecerei. Mas a realidade por trás dele é uma das mais duras daquele continente. Realizado em 2002, esse documentário expôs e colocou em discussão a prática da mutilação genital de mulheres em aldeias do Quênia.

A diretora inglesa Kim Longinotto (Divórcio à Iraniana, Pink Saris, Sisters in Law) dedica sua premiada carreira a denunciar a opressão e a violência contra mulheres em diversas partes do mundo, assim como as iniciativas que ajudam a protegê-las. Neste filme, Kim aponta sua câmera para as várias partes envolvidas no debate sobre essa prática arraigada na cultura tradicional de muitas comunidades de toda a África. Segundo seus defensores, a mutilação do clitóris teria por objetivo “limpar” a genitália e eliminar qualquer resquício de masculinidade no corpo da mulher enquanto ela ainda é menina. Na verdade, trata-se de eliminar o prazer das jovens e resguardar o poder absoluto dos maridos, com consequências terríveis sobre a saúde física e mental das meninas e também sobre a unidade das famílias. Curiosamente, são as mulheres que se encarregam de transmitir esse costume de geração para geração.

Como em todos os seus filmes, Kim Longinotto consegue um acesso raro à privacidade de suas personagens. Assim é que vamos testemunhar conversas bastante íntimas e algumas cenas capazes de abalar os espectadores mais sensíveis. As diversas histórias que vamos seguir nos levarão a um debate complexo de concepções culturais e religiosas, mas também a uma fresta de esperança quanto à extinção desse flagelo.

Um comentário sobre “Genitália e poder

  1. Pingback: África, Irã, Portugal… | ...rastros de carmattos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s