O além de Hilda Hilst

Paulo Lima escreve sobre HILDA HILST PEDE CONTATO

por Paulo Lima

Durante uma fase de sua vida, a escritora Hilda Hilst deu de querer se comunicar com os mortos. Em deambulações metafísicas, no tempo suspenso da Casa do Sol, diante de um gravador, ela tentava fazer contato com outros mundos.

Em incursões solitárias, Hilda buscava atenuar a angústia da finitude e confirmar a imortalidade da alma.

Nessas seções de tecno espiritismo, evocava a lembrança de entes queridos e ídolos literários. Em suas tentativas de contato, entravam de Clarice Lispector a Franz Kafka.

Esse capítulo da história da poeta é o tema do documentário HILDA HILST PEDE CONTATO, da diretora Gabriela Greeb.

Como mostrar o imaterial e o evanescente? Gabriela Greeb não se limitou ao uso das fitas com os registros de HH, em seus rituais para alcançar o além. A diretora estabeleceu uma dramaturgia que explora o poético e o sensorial, numa narrativa potencializada pelo desenho sonoro do português Vasco Pimentel.

Assim, vários ambientes da Casa do Sol aparecem mergulhados numa atmosfera quase onírica, ampliada pelo off com a voz grave e densa da própria HH, criando um efeito arrepiante, sobrenatural.

Os recursos de representação, com atores interpretando seja HH, seja as personas que emergem de trechos de sua obra em prosa e verso, produzem momentos de extrema plasticidade que contribuem para o clima hipnótico do filme.

Talvez o aspecto mais prosaico e convencional do longa-metragem recaia nos depoimentos dos amigos que, em diferentes momentos, fizeram parte do clã de HH.

A diretora chegou a organizar um convescote à mesa de jantar, na Casa, com alguns desses amigos, reproduzindo o clima de boêmia e amizade que constituíam a seiva permanente da Casa do Sol.

Os mortos permaneceram em seu silêncio, mas, com sua excentricidade, HH pôde escrever mais um capítulo de sua biografia incomum.

Paulo Lima

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s