Ladrões sem casaca

MUSEU

Na contracorrente da maior parte da crítica internacional, eu não embarquei na vibe de MUSEU. O estrelato de Gael García Bernal e os ares de thriller têm conduzido o filme a um sucesso surpreendente, que inclui um prêmio de melhor roteiro (!) no Festival de Berlim. Não vejo razão para tanto. Inspirado mui livremente no roubo de 140 peças maias e mesoamericanas do Museu de Antropologia da Cidade do México no Natal de 1985, o longa de Alonso Ruizpalacios se perde em muitos caminhos paralelos e numa linguagem pretensiosa.

A história pretende dar conta de como dois rapazes comuns (Bernal e Leonardo Ortizgris), um deles embebido na mitologia mexicana,  decidem romper com suas rotinas através de um gesto “épico”, mas na verdade impensado. Que eles não saibam direito o que fazer depois com o produto do roubo é perfeitamente plausível, mas em nenhum momento atinamos com seus propósitos ou motivações, por mais imbecis que sejam. A narrativa se dispersa entre longas cenas ilustrativas do desajuste familiar de Juan (Bernal) e, após a ação principal, um desenvolvimento meio alucinatório e gratuito.

Em muitos momentos, como a pilhagem no museu e as andanças da dupla com as peças em sacolas, o filme exige demais da nossa suspensão da descrença. Em outros, requer paciência para digressões secundárias que não somam ao plot central. Uma discussão sobre saques de tesouros culturais pelas potências imperialistas é ensaiada em espichado plano-sequência com um receptador – quando, à falta de ideia melhor, a câmera se demora sobre um aquário. Afetação pura. No geral, é frustrada a tentativa de fazer de Juan um personagem interessante para além de sua teimosia com o roubo e de sua inconsequência fundamental.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s