Poesia de punho cerrado

SLAM: VOZ DE LEVANTE

SLAM: VOZ DE LEVANTE é uma introdução ao Poetry Slam, rebento menos conhecido da cultura hip hop que nasceu nos EUA. Os torneios reúnem poetas/rappers de diversas latitudes sociais e geográficas, tendo em comum apenas uma fúria performática na fala, engajamento nos conteúdos e tempo curto (3 minutos) para soltar seu verbo diante do público e dos jurados. O aspecto competitivo, tipicamente americano, é alvo não só de elogios por motivar plateias, mas também de críticas pelo viés “capitalista”. O slam seria um ato revolucionário ou se limitaria a mais um produto da cultura de massa?

Na direção do documentário, uma parceria esperta entre a diretora e montadora Tatiana Lohman e a cantora e atriz Roberta Estrela D’Alva, pioneira do gênero no Brasil, curadora do Rio Poetry Slam e locomotiva da cena hip hop paulista. Embora componha-se basicamente de performances e rodas de conversa sobre o slam, o filme ensaia uma organização narrativa em torno, primeiro, da participação de Roberta na Copa do Mundo de Slam em Paris/2011; e depois, como numa passagem de bastão, a disputa da Copa de 2017 por Luz Ribeiro.

Deslocando-se entre Rio, São Paulo, Paris, Nova York e Chicago, o doc consegue mapear procedimentos e discussões para uma apresentação rápida do assunto. Expõe também algumas ingenuidades poéticas e uma presença obsessiva de temas identitários e manifestos contra o racismo, o machismo e o fascismo. É da natureza do slam ser um grito contra as formas de opressão e também contra a poesia tradicionalmente bem comportada. Por isso é curioso notar uma certa contradição entre essa vocação indisciplinada e a sujeição a formatos e regras típicos de concursos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s