Feminista ou feminino?

ADORÁVEIS MULHERES

Não consigo ver em ADORÁVEIS MULHERES (Little Women) o argumento protofeminista apontado por alguns. Não li o livro de Louisa May Alcott, mas pelo que sei dele é um clássico feminino que glorifica a persistência literária do seu alterego, Jo March, mas reduz os anseios das outras irmãs ao casamento e à vida doméstica. Depois de seis adaptações para o cinema (a primeira, já em 1917), Greta Gerwig oferece esta com a sua cara: jovial, energética e solar.

O trepidante roteiro de Greta encapsula as duas partes do livro original (Little Women e Good Wives) num vai-vem temporal nem sempre muito claro. Durante a Guerra Civil americana, fins do século XIX, as quatro irmãs March lutam contra a pobreza e pelos seus ideais artísticos ou familiares. Jo (Saoirse Ronan) é a mais independente e perseverante. Amy (Florence Pugh) é ambiciosa e competitiva. Meg (Emma Watson) é a mais sentimental e convencional das quatro. E Beth, a mais frágil e doce, porém caracterizada como apenas um rascunho no filme.

Apesar de quebrar a linearidade temporal na adaptação, Greta constrói o filme em dois movimentos bem marcados: uma primeira metade quase frenética, verborrágica e de ar pueril, em que prevalecem a cumplicidade entre as “mulherzinhas” e as sinuosas relações entre Jo, Amy e o dândi Laurie (interpretado de modo devidamente irritante por Timothée Chalamet); e uma segunda de cunho mais dramático, cujo ritmo se aquieta e a trilha onipresente de Alexandre Desplat deixa de ser uma mímica musical de tudo o que se passa nas imagens e passa a solicitar as lágrimas da plateia. Há quem atenda.

O personagem do editor de livros traz para o filme um tempero metalinguístico que, reportando ao caráter autobiográfico do romance, confere ar de modernidade à adaptação. Mas não disfarça a evidência de que ADORÁVEIS MULHERES está circunscrito aos clichês de um gênero. O que não impede de reconhecer que Greta Gerwig cresceu bastante como diretora desde o fraquíssimo Lady Bird.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s