O ônus da honestidade

“Toda boa ação será castigada”, já escreveu alguém como uma possível epígrafe para GLORY (Slava, em búlgaro). O título faz dupla menção à marca do relógio de estimação de Tzanko (Stefan Denolyubov), humilde empregado ferroviário, e à súbita projeção que ele ganha quando encontra milhões na linha do trem e decide entregar à polícia. A partir daí, e sempre no intuito de servir à verdade, ele se verá envolvido num circo patético de propaganda oficial e, em seguida, numa rede violenta de corrupção e silenciamento.

Os diretores Kristina Grozeva e Petar Valchanov têm mãos impecáveis para destrinchar contos morais com segurança e sagacidade. Já conhecíamos seu trabalho no ótimo “A Lição” (2015), filme sobre uma professora que pressionava seus alunos a revelarem um roubo em sala de aula. A minuciosa atriz Margita Gosheva está novamente no papel central, o da estressada e autoritária assessora de relações públicas do Ministério dos Transportes, encarregada de lidar com o caso Tzanko. O filme comuta entre o périplo involuntário do operário e os impasses pessoais da assessora, pólos que fatalmente vão se confrontar num dos desfechos mais secos e impactantes que vi ultimamente.

Um pouco de Andrzej Wajda nos labirintos de poder, outro tanto dos Irmãos Dardenne na forma de filmar gente humilde no sufoco, mas principalmente muito da realidade da Bulgária ainda atada a práticas da era comunista. Kristina e Petar jogam no risco ao retratarem Tzanko como um homem extremamente gago. Isso provoca o riso de todos ao seu redor na hora das entrevistas, pronunciamentos e homenagens. Mas o expediente se revela esperto porque, ao rirmos também, nos associamos aos algozes daquele homem simplório.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s