Desorquestração nordestina

SUPER ORQUESTRA ARCOVERDENSE DE RITMOS AMERICANOS

SUPER ORQUESTRA ARCOVERDENSE DE RITMOS AMERICANOS é um curiosíssimo documentário lançado por enquanto somente em Recife e exibido no Rio na Mostra do Filme Livre de 2017. A orquestra é na verdade uma big band de 55 anos de idade que anima festas e bailes de debutantes no interior de Pernambuco. No filme, ela não está sozinha, mas acompanhada de um conjunto de espertas observações sobre a atualidade do Nordeste. Escavadeiras e motocicletas vão alterando a paisagem do sertão. Os jegues continuam a transportar gente e puxar carroças, mas parecem mais tristes do que nunca. Um Nordeste em que muitas coisas se transformam e outras permanecem as mesmas é o tema obsessivo do cinema pernambucano atual. Com esse filme, Sérgio Oliveira (Estradeiros, Praça Walt Disney, roteiro de Amor, Plástico e Barulho) acrescenta novas camadas de significados a essa cineantropologia.

Super OARA é um documentário impressionista, de contornos fugidios e estrutura errante, rodado em Arcoverde (PE). Vale-se quase sempre de vinhetas e anotações rápidas, às vezes frustrando alguma expectativa de extensão ou aprofundamento. Procura avidamente composições do quadro que evidenciem os contrastes entre a opulência e a carência sertanejas. Crianças mimetizam em suas brincadeiras as grandes obras de irrigação enquanto ainda precisam de latas para se abastecer de água. A imagem de um jegue comendo os restos de uma festa da elite pretende sintetizar uma metáfora abrangente.

O filme oscila entre a singeleza desses animais resignados e um desejo de espetáculo atendido pelas músicas e algumas performances de pantomima e folclore. Num dado momento, as duas vertentes se encontram num inusitado musical equino.

Observação de uma cidade e ao mesmo tempo arquitetura de sentidos críticos e afetivos sobre ela. Divertimento e esquadrinhamento. Standards americanos e novena de São José.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s