Mais um lote de sugestões de bons filmes na Netflix, em complementação a esse post anterior. Clique no título de cada filme para acessar a respectiva resenha, minha ou do blog do jornalista e escritor Paulo Lima, meu parceiro nessas postagens.
DOCUMENTÁRIOS
Virando a Mesa do Poder
Um perfil estimulante de ativistas estadunidenses comprometidas com as boas causas nas áreas da saúde, ecologia e representatividade popular.
Dança dos Pássaros
A dramaturgia busca antropomorfizar o que não passaria de movimentos espontâneos do reino animal, a começar pela narração cômico-teatral de Stephen Fry.
The Final Year
Mesclando observação consentida com depoimento direto, o filme acompanha as ações diplomáticas de Barack Obama durante o último ano do seu mandato.
Terra
Beleza e denúncia se combinam para contar a evolução das espécies e o progressivo afastamento entre o Homem e a Natureza.
John e Yoko – Só o Céu como Testemunha
Tendo como eixo os bastidores da gravação do álbum “Imagine”, de 1971, o filme traz imagens inéditas do mais controvertido dos Beatles.
Diga Quem Eu Sou
Uma bela história de amor fraternal que levanta ideias intrigantes sobre formação da memória, construção da identidade e responsabilidade familiar.
Voyeur
Uma espécie de making of do livro homônimo de Gay Talese, o filme estabelece uma discussão em torno dos limites éticos do jornalismo.
Shirkers – O Filme Roubado
Documentário sobre a enigmática história de um filme desaparecido.
FILMES DE FICÇÃO
Lazzaro Felice
Conto fantástico-social de um “ressuscitado”, tem aquele misto de crueza e ternura, pathos e humor que o grande cinema italiano sabe manejar como nenhum outro.
Atlantique
Uma bela combinação de realismo social, história de amor, investigação policial e conto fantástico.
Beasts of No Nation
Para quem tem nervos fortes, o drama das crianças-soldado na África em detalhes lancinantes.
Cinema, Aspirinas e Urubus
No que dizem – e sobretudo no que não dizem – esses dois homens em busca da felicidade, seja em forma de comprimido ou de gestos humanos, reside o inusitado do filme de Marcelo Gomes.
Lion
Não tenho isenção suficiente para analisar melodramas que envolvem adoção, retorno às origens e procura pela família biológica, especialmente quando esta é humilde, os atores são excelentes e a música é de cortar o coração.
Roma
Se você estava em Marte no ano passado, talvez não tenha visto a história dessa Macabéa mexicana que conquistou a simpatia do mundo.
La La Land
Se você estava em Júpiter três anos atrás, talvez não tenha se deliciado com os clichês e o coquetel antidepressivo desse musical oscarizado.
A Balada de Buster Scroogs
Uma exótica mistura de elementos míticos, estéticos e cômicos do universo do western com o gume narrativo habitual dos Irmãos Coen.
Assunto de Família
Sentimental demais para o meu gosto, esse filme japonês ganhou a Palma de Ouro e foi muito apreciado por grandes parcelas de público.
Joias Brutas
O espectador é arrastado pela celeridade do ritmo visual e oral para acompanhar a insana jornada multitarefa do protagonista.
Já Não me Sinto em Casa nesse Mundo
Os tipos são hilários e a trama evolui com propriedade da comédia de comportamento para uma vertiginosa debandada pelo thriller de ação. Sem nunca perder o senso de humor negro.
Olá Carlos, obrigado pela lista! Recomendo muito o documentário egípcio The Square sobre a revolução egípcia : https://www.netflix.com/title/70268449?s=i&trkid=13747225
Um abraço
Querido Roberto, esse filme é incrível. Eu só não incluí porque nunca escrevi sobre ele e só tenho listado aqueles sobre os quais eu ou o Paulo Lima temos resenha. Caso você tenha ou queira fazer um texto sobre ele para o meu blog, seria um prazer publicar. Vi ontem o ótimo “One of Us”, que vc indicou e vou postar sobre ele semana que vem. Abração
Olá Carlos,
É uma proposta que me interessa, a questão é que estou editando um pequeno doc e estou bem atrasado nesta tarefa. Se evoluir bem nesta próxima semana, topo o convite com o maior prazer. Um abraço e obrigado
obaaa
bia, vê o Lazzaro Felice! vc vai amar