Quarentena na Netflix

Em tempos de quarentena, é importante não sucumbir ao medo e à ansiedade por notícias novas. Tomadas as necessárias precauções, é preciso também se distrair com leituras, filmes em casa, telefonemas para os amigos e contatos saudáveis pelas redes sociais.

Trago aqui algumas dicas de bons filmes na Netflix. Alguns são recentes, outros nem tanto, mas podem ter sido perdidos no cinema e valem uma conferida. Clique no título de cada um para acessar a respectiva resenha, minha ou do jornalista e escritor Paulo Lima, a quem agradeço pela ilustre participação.

Nos próximos dias, pretendo resenhar mais alguns filmes disponíveis no streaming.

Saúde para todos nós!

FILMES DE FICÇÃO

Dois Papas
O encontro imaginário de Francisco e Bento num filme sobre a ideia de mudança, dinâmico e cativante do começo ao fim.

O Irlandês
Junto ao peso taciturno dessa história contada por um velho decrépito que sofre com o desamor da filha há também um humor de tintas patéticas.

A Teoria de Tudo
O foco aqui é a vida romântica e conjugal de Stephen Hawking e Jane, em paralelo à evolução da doença neuromotora que paralisou o corpo do teórico mas não o seu cérebro.

A Estrada 47
Nem ode heroica, nem chacota com a FEB, mostra como os soldados brasileiros lidaram com o despreparo, a fragilidade e a condição de subalternos na II Guerra.

Match Point
Para seus fãs, Woody Allen trouxe uma surpresa nesse misto de drama e policial embebido em árias de ópera, algo bem distante do seu habitual.

What Did Jack Do?
Curta em que um detetive (o próprio David Lynch) interroga um macaco por um suposto crime que ele teria cometido.

A Grande Aposta
O deslizamento célere das ideias, a arrogância e despudor das atitudes, a alienação fulgurante em que se formou a grande bolha do mercado imobiliário americano até o ploft de 2008.

Snowden: Herói ou Traidor?
Uma habilidosa maneira de contar a saga de Edward Snowden e lançar farpas afiadas contra o governo Obama, o intervencionismo do sistema de segurança nacional americano e os supremos interesses do complexo industrial-militar.

Corra!
Esse thriller assustador quer escancarar uma metáfora sobre a objetificação social e sexual dos negros, mesmo que para isso flerte com o exagero.

Chet Baker, a Lenda do Jazz
A cinebiografia mostra um Chet já consagrado, nos anos 1960, dividido entre a música, a fama, as mulheres e o vício em heroína.

Negação
Uma professora americana enfrenta historiador que nega o Holocausto.

DOCUMENTÁRIOS

Sergio
A dimensão grandiosa de Sérgio Vieira de Mello, super-diplomata e bombeiro político, comparado a uma mistura de James Bond com Bobby Kennedy.

Democracia em Vertigem
Implicando a si mesma e a sua família, Petra Costa mostra como o Brasil passou da esperança democrática ao autoritarismo popular. Indicado ao Oscar.

Elena
Uma artista sensível mune-se de todas as armas a seu alcance para exorcizar uma dor, uma lacuna que, paradoxalmente, a preenche e constitui.

Indústria Americana
Uma radiografia excepcional do choque de modos de vida entre americanos e chineses. Vencedor do Oscar.

Visões do Inferno
Werner Herzog parece estar sempre em busca de outro planeta no próprio planeta terra. Dessa vez, o objeto são os vulcões e sua relação com ritos religiosos.

Strong Island
Levanta questões não somente em relação ao apartheid racial ainda ativo nos EUA, como também em relação a si mesmo. Indicado ao Oscar.

Ícaro
Ao investigar o dopping nos esportes olímpicos, o documentarista como personagem é engolido pelo filme, e o seu projeto pessoal se abre para uma inserção global. Vencedor do Oscar.

Cidade de Deus, Dez Anos Depois
Entre os muitos possíveis efeitos de Cidade de Deus, esse documentário examina aquele exercido sobre os jovens atores vindos da favela.

Miles Davis: Birth of the Cool
Miles é visto em toda a sua inteireza, com sua personalidade explosiva operando como base e impulso de sua arte.

El Pepe, uma Vida Suprema
Kusturica cutuca a consciência estrangeira quanto à política latino-americana num momento em que o legado de presidentes progressistas está sendo achincalhado pelo avanço da direita e do neofascismo.

A 13ª Emenda
A 13ª emenda da Constituição americana aboliu a escravidão, “exceto como punição para o crime”. Isso abriu caminho para a escravidão penitenciária.

Quincy
Uma espécie de álbum de família do mega produtor, arranjador, músico e compositor americano Quincy Jones.

Estou me Guardando para Quando o Carnaval Chegar
A pequena China brasileira neoliberal do jeans soberbamente retratada.

Virunga
Em contraponto a um corajoso aparato de denúncia, as deslumbrantes imagens da natureza congolesa conferem ao filme uma dimensão épica. Indicado ao Oscar.

Camino a Roma
Exibe as etapas trilhadas pelo diretor Alfonso Cuarón para chegar à obra que lhe deu o Oscar de melhor filme estrangeiro de 2019.

Privacidade Hackeada
Um filme que ampliou o alerta sobre o uso das redes sociais em prejuízo da democracia. Indicado ao Oscar.

Rolling Thunder Revue: A Bob Dylan Story by Martin Scorsese
Assistir ao filme de Scorcese é como poder olhar de um lugar privilegiado um capítulo especial da longa biografia de Bob Dylan.

Massacre no Estádio
A história do cantor Víctor Jara, mártir do golpe de setembro de 1973 que derrubou Salvador Allende, e a busca de justiça por seu assassinato.

 

14 comentários sobre “Quarentena na Netflix

  1. Pingback: Quarentena na Netflix (2) | carmattos

    • Oi, Rodrigo, não assisto a séries, mas existem muitas recomendadas por aí. Não ou uma boa fonte para isso. Neste sábado, vou publicar novas dicas de filmes na Netflix.

  2. Jane Austen, por favor.
    Orgulho e Preconceito, Clube de Leitura e todos os outros que tiverem baseados em livros de Jane Austen, por favor!!!! Quero muito!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s