Elza Soares em close up

MY NAME IS NOW – ELZA SOARES

O rosto largo e forte de Elza Soares enche a tela por cerca de 90% do filme. É assim que a vemos cantar, conversar com seu espelho e passar um batom obsessivo nos lábios como se esfregasse uma pedra mágica. Tem mesmo algo de xamânico em MY NAME IS NOW – ELZA SOARES. O documentário de Elizabete Martins Campos mais invoca que explica aquela “Nega Fênix” de sete vidas. Elza da Conceição Soares é associada à Lua, às águas e aos raios. Elza como força da Natureza, quem sabe um Orixá.

Há ali também qualquer coisa de Arthur Omar e suas faces gloriosas, sobretudo na sequência em que o rosto de Elza é trocado pelos de figuras em êxtase carnavalesco.

Quem quiser um verbete a respeito da cantora, que procure a Wikipedia. Aqui ela somente confidencia conosco (ou com o espelho) sobre suas dores, açoites e humilhações, minorados todos pela recompensa dos aplausos. Em cena, a autoconsciência sagaz de Elza, filósofa de si mesma. “Eu me sinto como uma pantera reduzida a filhote de gato em fundo de padaria”.

Quando canta, e canta o tempo todo, o estilo é bem conhecido: bebop-batucada, jazz-jongo em improvisações radicais, o rostão sempre de frente pra gente, esfinge ebúrnea, carne negra em cores. O filme entra em fase com essa trip, numa jam-session de sons e formas. O quadro trepida, as imagens sambam, fulguram e se fundem num experimentalismo que, bem a propósito, é mais musical que conceitual. A montagem de Lorena Ortiz e Pablo Paniagua providencia uma féerie permanente.

Afora um trecho em que se rememora Garrincha, o tempo não conta muito para esse instantâneo de Elza. Ela é sempre agora, seja no canto, seja nas confidências ou nas sessões de massagem filmadas com a insolência de um Kenneth Anger. Em boa hora, Elza Soares ganhou, se não um perfil didático, um retrato à altura de sua audácia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s